27 maio 2008
26 maio 2008
Pérolas do nosso Portugal
Não chores, Laura, Laurinha pelo Chiquinho que já morreu
Não chores, Laura, Laurinha, pelo Chiquinho aqui estou eu
in Grupo de Danças e Cantares de Perre
Próximo show de Gaspers em terras alfacinhas
Esta quinta-feira pelas 22horas na Faculdade de Belas Artes. Diz que é um festival por isso podem desde já contar com a presença de várias bandas.
É preciso dizer mais alguma coisa?
p.s.: é à borliu.
25 maio 2008
É por estas e por outras
Estou farto de jogos, de esquemas, de pequenas tramas, dramas, de viver numa constante confusão onde o jogos mentais se tornam autênticas armadilhas. Será que não entendem? Será que é assim tão difícil descomplicar? Afinal de contas somos pessoas de saber complexo, racionais por defeito e enclausurados nos nossos interiores, com problemas, recalcamentos, oprimidos pela nossa própria consciência.
Bah...!
Chega de talões, cartões e outras complicações!
4
Deu para descansar, ver filmes atrás de filmes, para beber cafés com os amigos, para sair até as pernas não aguentarem mais, e até deu para afugentar o sono que simplesmente se foi e que depois tive de esperar.
Deu que pensar também...
20 maio 2008
Dissecando a cinematografia
Gosto de um filme quando é feito plano a plano, onde cada um destes quadros é trabalhado exaustivamente até à perfeição, sabendo que cada plano tem a sua razão de ser e não está lá apenas a encher.
Gosto de um filme quando o tempo de cada plano é o indicado para passar a mensagem do mesmo, quando o tempo em exposição condiz com o tempo de leitura ideal, nem menos, nem mais. Os planos podem ter 2 segundos, 10 minutos ou 3 frames desde que tenha a sua intenção marcada, que mostre o conteúdo e o significado daquela imagem ou conjunto de imagens. E digo isto não puxando a brasa à sardinha de Oliveirismos, cada qual observa ou produz cinema como quer.
Gosto de um filme quando um plano não se esgota apenas na imagem, mas sim em tudo o que lhe rodeia, o som ambiente, a música, os diálogos, ou até mesmo o que fica para além do que é captado, isto é, todos nós temos a percepção de que existe mais alguma coisa fora do quadro, fora de campo como se costuma dizer. Se estamos a assistir a um diálogo numa cena e o plano está fechado na cara de uma das pessoas, continuamos com a percepção de que continua a falar com a mesma pessoa mesmo não a vendo; sabemos também que o espaço físico em redor também continua lá.
Afinal de contas o que cria uma imagem tão bela, tão cheia de formas, de volumes, de sombras?
É a luz. Desenha-se luz. A luz é para um Director de fotografia o que é um pincel para um pintor.
Agora que vemos a imagem com outros olhos vejam realmente o que é um bom filme.
19 maio 2008
14 maio 2008
Esta música anda incrustada na minha cabeça
Para além de que, um destes senhores faz-me sempre lembrar uma pessoa.
13 maio 2008
????
Agora eu pergunto-me, afinal quem é que está a matar quem? Será que foi o ciclone que provocou tamanho desastre ou é pela estupidez politiquóide dos próprios líderes Birmaneses?
SINCERAMENTE NÃO COMPREENDO.
07 maio 2008
Just for fun*
Press Kit radiofónico - Gaspers
made by Chiná
Deviamos ter comido gelado - Gaspers
made by Menezes
MovieMaker rula
05 maio 2008
Hm, hm... que cheirinho
Vocês já sabiam que o nosso 1º Ministro é Pós-graduado em Engenharia Sanitária?
Acho que não vou conseguir parar de rir...