24 fevereiro 2006

Vota�ao: Qual � o melhor videoclip?

� verdade que ainda s� duas pessoas votaram e que at� agora o videoclip eleito foi o dos Radiohead mas este v�deo tira qualquer d�vida face aos outros videos. Pois, de todos os videos, o dos radiohead � aquele que mais tem haver com a melodia, com a letra e com a defini�ao do caracter da propria banda. Nao basta enfiar para l� meia duzia de efeitos e est� a andar! � preciso criar um universo, um contexto e uma hist�ria. Os pr�prios membros da banda deixam de ser m�sicos e tornam-se personagens de uma hist�ria com principio, meio e fim. E � de real�ar que o v�deo acrescenta algo a pr�pria m�sica e nao o contrario.


Deixo-vos no entanto os links dos outros videos:

Twenty Years ( Placebo )
Laika ( The Arcade Fire )
Denial Twist ( The White Stripes )
Take me Out ( Franz Ferdinand )
Juice Box ( The Strokes )

20 fevereiro 2006

# 1.

14 fevereiro 2006

O final da vota�?o - Venceu a resposta "Feijo-insulto"

Ja temos um vencedor da vota�?o, quero agradecer aos participantes a vossa contribui�?o. Embora este mesmo resultado n?o tenha grande significado, mas sim por pura divers?o. Quero apenas fazer um apelo, de que os conteudos desta vota�?o nao quiseram de forma alguma querer ofender alguem.

Por ultimo, visto ter havido um voto de desempate, acho que era importante essa pessoa se identificar para podermos dignificar o seu voto importante.

Espero tambem poder receber propostas de novas vota�?es e poder dinamizar este blog.

Selection
Votes
O tempo que for necessario basta ter f� em deus. 43%3
30 segundos. � o tempo de despejar e encher o saco. 0%0
Depende se � gaja ou gajo. 0%0
Por mim � quando for. N?o tenho pressa. 0%0
O mesmo tempo que o Regala demora a sair de casa. 0%0
O tempo de um Feij�-Insulto. 57%4
7 votes total


Novo Calend�rio - Um ano de 364 dias

Um cientista norte-americano inventou um novo calend�rio que espera seja adoptado em todo o Mundo a partir de 2006. As vantagens s?o muitas, mas a principal � que o mesmo calend�rio vale para todos os anos, isto porque cada data cai sempre no mesmo dia da semana. Em compensa�?o, h� algumas datas que desaparecem: os meses de Janeiro, Maio, Julho, Agosto e Outubro perdem o dia 31.Um ano no calend�rio gregoriano, actualmente em vigor, dura 365 dias, um n�mero que n?o � divis�vel por sete, pelo que as datas caem sempre em dias diferentes a cada ano. Por exemplo, o Natal em 2004 caiu num s�bado, em 2005 ser� num domingo, e em 2006, numa segunda-feira. No calend�rio proposto por Dick Henry, um f�sico da Universidade de Baltimore, no estado de Maryland (EUA), a comemora�?o do nascimento de Cristo cai sempre no domingo, sem excep�?o, e para toda a eternidade. Assim como o primeiro dia do Ano Novo (que aparece exactamente uma semana depois).?O dia de Natal cai sempre num domingo, o que ser� gratificante para o pr�prio feriado religioso?, considera Henry, citado no ?site? oficial do plano Calend�rio e Tempo (http://henry.pha. jhu.edu/calendar.html). ?Mas al�m disso ser� interessante tamb�m para as empresas, que actualmente perdem mais de duas semanas de trabalho com a confus?o anual do per�odo Natal/Ano Novo?, acrescenta.Mas as vantagens do calend�rio de Henry n?o se restringem ao per�odo natal�cio.
O gregoriano obriga a que novos calend�rios sejam impressos a cada ano e que as datas dos eventos como feriados sejam constantemente recalculadas. ?Durante muitos anos, tive de refazer uma nova agenda para dizer ?s minhas turmas quando � que os trabalhos de casa eram esperados?, explicou o professor. ?Coloquei todo esse trabalho desnecess�rio de lado e decidi que era melhor fazer alguma coisa a respeito disso?. Assim nasceu o calend�rio que n?o precisa de actualiza�?es. Resta saber se o Mundo aceitar� adopt�-lo.
O PA�S DO FERIADO
Se o calend�rio de Henry fosse adoptado, os trabalhadores portugueses que gostam de descanso teriam poucas raz?es para se queixar. O 10 de Junho (Dia de Portugal) seria o �nico feriado que cairia para sempre num fim-de-semana, mais precisamente no s�bado ? isto para al�m do Natal e do Ano Novo no domingo. De resto, todos os feriados nacionais ? exceptuando alguns religiosos que n?o respeitam um dia fixo do m?s ? cairiam em dias da semana.Mas o melhor mesmo seria sentido pelos adeptos dos fins-de-semanas prolongados. � que o 1 de Maio (Dia do Trabalhador), o 15 de Agosto (Assun�?o) e o 1 de Novembro (Todos os Santos) cairiam sempre numa ter�a-feira, enquanto o 5 de Outubro (Implanta�?o da Rep�blica) e o 1 e 8 de Dezembro (Restaura�?o da Independ?ncia e Imaculada Concei�?o, respectivamente) seriam sempre celebrados numa quinta-feira, estendendo um tapete vermelho ?s chamadas ?pontes?.
HOMENAGEM A NEWTON
Uma vez que os anos no novo calend�rio t?m geralmente menos um dia que o calend�rio gregoriano, e para manter a sincroniza�?o com as esta�?es do ano, Henry adicionou uma semana extra ? que n?o pertence a nenhum m?s ? e que aparece a cada cinco ou seis anos. Essa esp�cie de mini m?s, de apenas sete dias, recebeu o nome de Semana Newton ? em homenagem ao c�lebre f�sico e matem�tico Isaac Newton ? e ficaria encaixada entre os meses de Junho e Julho.?Penso que um calend�rio deste tipo seria extremamente �til?, considera Owen Gingerich, um astr�nomo da Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts (EUA). Especialista em Hist�ria da Ci?ncia, Gingerich nota que propostas anteriores para reformar o calend�rio n?o vingaram porque mexiam na semana de sete dias, considerada sagrada para os grupos religiosos.Algumas tentativas, a t�tulo de exemplo, implicavam adicionar um dia extra no final do ano ou, como aconteceu ap�s a Revolu�?o Francesa, adoptar semanas de dez dias. ?Esta � a primeira proposta que conhe�o que apresenta um calend�rio perp�tuo sem mexer no padr?o dos sete dias por semana?, comentou, citado na revista ?New Scientist?.
in Correio da Manh?
Como j� devem ter percebido, este calend�rio n?o foi adoptado.

13 fevereiro 2006

O Realizador Peter Jackson - O Senhor do momento

Peter Jackson nasceu em Wellington, Nova Zel�ndia no dia de Halloween (31 de Outubro) de 1961. Filho �nico, era uma crian�a com uma imagina�?o bastante f�rtil... e teve a felicidade de ter uma c�mara de 8mm em sua casa (que os seus pais tinham recebido no Natal de 1969), com a qual come�ou a fazer os seus primeiros filmes com os seus colegas da escola. Em 1983, o realizador filmou uma curta de dez minutos intitulada "Roast of the Day" e que viria posteriormente a ser expandida na sua estreia nas longas-metragens com o filme "Bad Taste", de 1987 - filme feito em quatro anos com um or�amento m�nimo e que acabou por se tornar num cl�ssico de culto instant�neo. Jackson entrava ent?o na sua fase mais sangrenta e bizarra da sua carreira e depressa atingiria o estatuto de mestre do "gore" - ap�s "Bad Taste", voltaria a impressionar audi?ncias com "Meet the Feebles" (a vers?o negra dos Marretas, como muitos o descrevem) em 1989 e "Dead Alive"(tamb�m conhecido por "Braindead") de 1992, na altura considerado "The goriest fright film of all time" ("o filme assustador com mais gore de todos os tempos") pelo New York Daily News. Em 1994, decidiu seguir uma nova direc�?o com "Heavenly Creatures", protagonizado por uma ent?o desconhecida Kate Winslet, ao lado de Melanie Lynskey. O filme � baseado numa hist�ria ver�dica de duas jovens adolescentes e da sua rela�?o peculiar, que culmina com um tr�gico crime. "Heavenly Creatures" foi um aut?ntico sucesso entre a cr�tica internacional, tendo conquistado o Le?o de Prata no Festival de Veneza e uma nomea�?o para o Oscar de Melhor Argumento Original para Jackson e para a sua mulher Fran Walsh. O seu pr�ximo projecto n?o teria infelizmente o sucesso de "Creatures" - protagonizado por Michael J. Fox e produzido por Robert Zemeckis (dupla que tinha colaborado na trilogia "Back to the Future"), "The Frightners" acabou por ter uma recep�?o bastante amena e ser um pequeno fracasso nas bilheteiras no ano de 1996.

Mas seria j� no novo mil�nio que Jackson alcan�aria um estatuto incontorn�vel na hist�ria da s�tima arte, sendo reconhecido tanto pelo p�blico como pela cr�tica (e pelos seus colegas) ao adaptar para o grande ecr? uma das epopeias mais famosas da literatura mundial: "Lord of the Rings", de J.R.R. Tolkien. Em 2004, e ap�s ter conclu�do os tr?s filmes, Jackson v? finalmente o seu esfor�o recompensado com a conquista de tr?s Oscars (de entre os 11 que o filme conquistou no total), sendo o primeiro realizador desde James L. Brooks a conquistar os tr?s Oscars mais importantes numa s� noite (enquanto produtor, realizador e co-argumentista de toda a saga). Depressa surgem os rumores de que um filme inspirado em "The Hobbit" (uma prequela ? saga "Lord of the Rings", tamb�m escrita por Tolkien), poderia estar em desenvolvimento. Mas o realizador neo-zeland?s decidiu avan�ar com um projecto j� de longa data - o "remake" de "King Kong". Jackson queria concretizar o sonho de refazer um dos seus filmes favoritos logo ap�s "The Frightners", mas por quest?es de direitos teve que esperar... e a espera ter� valido bem a pena, se olharmos para o cheque de 20 milh?es de d�lares que o realizador recebeu, um aut?ntico recorde. Com vinte milh?es no bolso, e com a hip�tese de concretizar um sonho, Peter Jackson parece estar nas nuvens. O cineasta n?o se cansou de referir a import�ncia que o primeiro filme sobre ?King Kong? teve no seu desejo em trabalhar no cinema. ?N?o fa�o ideia se hoje em dia faria filmes se n?o tivesse visto ?King Kong?. Eu lembro-me que foi numa sexta-feira ? noite que o vi na TV da Nova Zel�ndia. Logo no dia a seguir comecei a fazer pequenos filmes (com recurso a stop Motion) com a c�mara de v�deo dos meus pais?, afirmou Jackson, acrescentando que chegou a usar plasticina nessas obras.

Cursos da New York Film Academy na cidade do Porto

A Escola das Artes da Universidade Cat�lica no Porto em parceria com a New York Film Academy, vai realizar em Abril dois cursos de cinema: "Representa�?o" e "Realiza�?o de cinema". Os cursos ir?o decorrer entre os dias 3 e 29 de Abril nas instala�?es da Universidade Cat�lica.
"Estes dois cursos s?o exactamente iguais aos ministrados na NYFA e em qualquer uma das institui�?es de quem � parceira, como s?o as universidades de Harvard e Princeton." - disse a Universidade Cat�lica num comunicado de imprensa.
Em declara�?es ? ag?ncia Lusa, Paulo da Ros�rio, formador da Cat�lica, referiu que o valor de cada curso � de 1800 euros. As turmas, uma por curso, v?o compreender um m�ximo de 25 de alunos, mas eventualmente poder?o ser criadas duas turmas para o curso de realiza�?o. Paulo da Ros�rio referiu ainda que os cursos v?o ser dirigidos por quatro professores credenciados pela NYFA.
No ultimo dia do curso (29) vai ser exibido o melhor dos tr?s filmes a serem realizados durante o decorrer dos cursos. Para mais informa�?es e incri�?es poder?o aceder em www. artes.ucp.pt.
Ou seja, at� se pode tratar de um bom curso, e talvez seja uma grande vantagem ter o certificado da NYFA no nosso curriculo, mas � certo e sabido que 1800 euros por um curso que apenas tem a dura�?o de 4 semanas e equipamento digital de fraca qualidade (c�maras Sony PD 150, kits de luz e o sistema de edi�?o Apple Final Cut Pro), isto para mim n?o � cinema, � puro e simplesmente um roubo!

Cinema: numero de espectadores cresceu em Novembro

Dados do ICAM revelam que houve 1.5 milhares de espectadores nas salas de cinema portuguesas em Novembro.
O numero de espectadores de cinema em Portugal cresceu 43% em Novembro face ao mes anterior. 1.5 milhares de pessoas assistiram a filmes nas salas de cinema em Novembro, mais 645 mil que em Outubro, segundo dados do ICAM (Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimedia).
O aumento registado deve-se, em larga medida, com a estreia de "Harry Potter e o Calice de Fogo", o quarto filme sobre a saga do aprendiz de feiticeiro.
O filme estreou a 24 de Novembro em 95 salas de cinema. Em dez dias, teve quase 211 mil espectadores, gerando uma receita superior a 913 mil euros, de acordo com os dados do instituto.
O filme portugues "O Crime do Padre Amaro" teve durante todo o mes 216.312 espectadores e gerou quase 945 mil euros em receitas. A pelicula do realizador Carlos Coelho da Silva esteve em exibicao em 30 salas de cinema.
O ICAM sublinha que estes dados representam "uma inflexao positiva, tendo em consideracao os ultimos meses de exibicao cinematografica em Portugal".

09 fevereiro 2006

Votacao: Quanto tempo um gajo aguenta sem ter sexo?

Bem, ao analisar o resultado das votaçoes, que representa um empate a 3 votos entre as respostas: O tempo que for necessario, basta ter fe em Deus; O tempo de um feijo-insulto.
Podemos, então, observar que o tipico "Tuga" que aqui esta representado, ou e um padre com segundas intençoes e que deve rezar todos os dias para que a sua vontade seja ouvida, e que seguramente viu o filme O Crime do Padre Amaro, porque assim, ate eu deixava a minha carreira de sucesso e ia para uma igreja orar a Deus Nosso Senhor que me proporcionasse uma gaja daquelas... Por outro lado, temos o "Tuga" que se manifesta pela sociedade de consumo, em que ja nao basta olhar para tudo o que mexe, agora, ate pelo o telefone ja vai. (Queres um Feijo-insulto no teu telemovel, uma diferente todos os dias? Liga ja para o 39 93!). Ou se nao e disto que se trata, apenas pode querer dizer que estes individuos sofrem de ejaculaçao precoce... Porque o tempo de um feijo-insulto e instantaneo e inato! Como por exemplo: Se fores para a cama eu serei o teu colchao!
Concluindo, tornemo-nos uns homenzinhos e deixemos os "enormes seios no teu telemovel" e os "Morangos com açucar" que apenas servem de consolo e nao servem como substitutos!

Assim deixo-vos desempatar a votaçao, mas desta vez, votem com consciencia! Para o bem do infortunado "Tuga" que afinal representamos.

07 fevereiro 2006

02 fevereiro 2006

Estagio finalmente - A lenda do Galo de Barcelos

E verdade meus caros leitores, arranjei estagio. Talvez tenha sido obra do acaso, ou ate mesmo um grito vindo dos infernos que me foi buscar a um saco, tal qual o pai natal com quando tem de tirar da sacola um dos milhoes de brinquedos.
Assim, encontrei finalmente um lugar que me acolhesse, o que nao quer dizer que seja um sem-abrigo a procura de onde dormir, mas alguem por quem eles reconheceram o merito do melhor realizador da regiao oeste! (e nao o melhor gestor!!)
Assim tornei-me responsavel! E tenho uma missao, um objectivo... Estarei neste primeiro mes a investigar a lenda do galo, passo a citar:

Ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico da cidade, anda associada a curiosa lenda do galo. Segundo ela, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, por não se ter descoberto o criminoso que o cometera.
Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém o acreditou. Ninguém julgava crível que o galego se dirigisse a S. Tiago de Compostela em cumprimento duma promessa; que fosse fervoroso devoto do santo que em Compostela se venerava, assim como de São Paulo e de Nossa Senhora. Por isso, foi condenado à forca. Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: - É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem. Risos e comentários não se fizeram esperar, mas pelo sim e pelo não, ninguém tocou no galo. O que parecia impossível, tornou-se, porém, realidade! Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Já ninguém duvidava das afirmações de inocência do condenado. O juiz corre à forca e com espanto vê o pobre homem de corda ao pescoço, mas o nó lasso, impedindo o estrangulamento. Imediatamente solto, foi mandado em paz. Passados anos, voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor à Virgem e a São Tiago.