30 maio 2008

Clica na imagem para aumentar.

27 maio 2008

Para os fãs da coquinada

A Amy Winehouse está neste momento presa.

Eu não vou. Vamos ver se ela vai.

Ora pois que vem aí mais um...

Só gostava de saber quem é que se lembrou de chamar Rock in Rio a este festival, porque de rock tem muito pouco.
Só é pena os Muse terem-se deixado corromper...

26 maio 2008

Pérolas do nosso Portugal

Não chores, Laura, Laurinha pelo Chiquinho que já morreu
Não chores, Laura, Laurinha, pelo Chiquinho aqui estou eu

in Grupo de Danças e Cantares de Perre

Próximo show de Gaspers em terras alfacinhas

Esta quinta-feira pelas 22horas na Faculdade de Belas Artes. Diz que é um festival por isso podem desde já contar com a presença de várias bandas.

É preciso dizer mais alguma coisa?

p.s.: é à borliu.

25 maio 2008

É por estas e por outras

que dava jeito ler as mentes das pessoas.

Estou farto de jogos, de esquemas, de pequenas tramas, dramas, de viver numa constante confusão onde o jogos mentais se tornam autênticas armadilhas. Será que não entendem? Será que é assim tão difícil descomplicar? Afinal de contas somos pessoas de saber complexo, racionais por defeito e enclausurados nos nossos interiores, com problemas, recalcamentos, oprimidos pela nossa própria consciência.
Bah...!

Chega de talões, cartões e outras complicações!

4

Estes quatro dias foram um milagre caído do céu. Já há muito tempo que precisava assim de uns dias em que pudesse dizer: Não fiz nada de nada!
Deu para descansar, ver filmes atrás de filmes, para beber cafés com os amigos, para sair até as pernas não aguentarem mais, e até deu para afugentar o sono que simplesmente se foi e que depois tive de esperar.

Deu que pensar também...

20 maio 2008

Gosto de um bom filme

mas melhor é estar acompanhado.

Dissecando a cinematografia

Gosto de um filme quando é feito plano a plano, onde cada um destes quadros é trabalhado exaustivamente até à perfeição, sabendo que cada plano tem a sua razão de ser e não está lá apenas a encher.

Torna-se importante criar e recriar ambientes, espaços, acção, emoção, sentimentos, tudo em apenas alguns segundos ou minutos, tornando-os peças de verdadeiro culto, de excelência fotográfica, pintando com luz cada fotograma como se tratasse de um Vermeer, Rembrandt ou um Caravaggio. Cada imagem contém formas, volume, profundidade de campo, de forma a captar aquele momento mais especial. Se fosse uma fotografia estariamos a congelar um determinado tempo e espaço, mas cinema é imagem em movimento, o que não deixa de ser fotografia porque, aliás, este movimento é captado por fotogramas, cada um equivale a uma fotografia, frame a frame, 25 imagens por segundo e temos o nosso movimento contínuo.
Gosto de um filme quando o tempo de cada plano é o indicado para passar a mensagem do mesmo, quando o tempo em exposição condiz com o tempo de leitura ideal, nem menos, nem mais. Os planos podem ter 2 segundos, 10 minutos ou 3 frames desde que tenha a sua intenção marcada, que mostre o conteúdo e o significado daquela imagem ou conjunto de imagens. E digo isto não puxando a brasa à sardinha de Oliveirismos, cada qual observa ou produz cinema como quer.
Gosto de um filme quando um plano não se esgota apenas na imagem, mas sim em tudo o que lhe rodeia, o som ambiente, a música, os diálogos, ou até mesmo o que fica para além do que é captado, isto é, todos nós temos a percepção de que existe mais alguma coisa fora do quadro, fora de campo como se costuma dizer. Se estamos a assistir a um diálogo numa cena e o plano está fechado na cara de uma das pessoas, continuamos com a percepção de que continua a falar com a mesma pessoa mesmo não a vendo; sabemos também que o espaço físico em redor também continua lá.
Afinal de contas o que cria uma imagem tão bela, tão cheia de formas, de volumes, de sombras?
É a luz. Desenha-se luz. A luz é para um Director de fotografia o que é um pincel para um pintor.

Agora que vemos a imagem com outros olhos vejam realmente o que é um bom filme.

19 maio 2008

Ontem a coisa ficou verde para os nortenhos

SPORTINGGGGG!!!


Ah leão!

...

Tou a morrer de sono.

14 maio 2008

Esta música anda incrustada na minha cabeça



Para além de que, um destes senhores faz-me sempre lembrar uma pessoa.

13 maio 2008

????

Mais de 100.000 mortes e milhões de desalojados é já o que se pode contar da catátrofe provocada pelo ciclone Nargis, em Myanmar (antiga Birmânia). Ao que parece a Junta Militar Birmanesa continua a recambiar a ajuda humanitária internacional, por questões políticas.


Agora eu pergunto-me, afinal quem é que está a matar quem? Será que foi o ciclone que provocou tamanho desastre ou é pela estupidez politiquóide dos próprios líderes Birmaneses?


SINCERAMENTE NÃO COMPREENDO.

Bah!

I am legend = 28 days later

p.s.: Optem pelo segundo fâxavor

07 maio 2008

Just for fun*

Press Kit radiofónico - Gaspers

made by Chiná

Deviamos ter comido gelado - Gaspers

made by Menezes

MovieMaker rula

05 maio 2008

Hm, hm... que cheirinho

Vocês já sabiam que o nosso 1º Ministro é Pós-graduado em Engenharia Sanitária?
Acho que não vou conseguir parar de rir...

02 maio 2008

Coisas banais do comum dos mortais #6

- Se os chefes fossem ficheiros a extensão seria .fdp.