16 janeiro 2009

Venha o Diabo e escolha.

Tenho em mãos uma das piores escolhas que já tive em mãos durante toda a minha vida. Ontem recebi uma proposta para ir trabalhar num filme durante 3 meses, que é relativo à duração da rodagem do mesmo. Ora, se eu tivesse saído agorinha mesmo da faculdade, assim mesmo fresquinho, nem pensava duas vezes em agarrar esta fantástica oportunidade. Mas o facto é que a vida de dependente já lá vai... E tenho despesas que neste momento significam a minha independencia e o meu modo de sobrevivência, ou seja, casa alugada e um ordenado fixo suficiente para a manter.
É aqui que a porca torce o rabo, para poder participar nesta aventura cinematográfica teria certamente de me despedir daquilo que é o meu ganha pão, o meu emprego certo, seguro e contratual, o que me no mínimo poderá ser um suícidio, já que após os três meses voltaria à estaca zero e bem podia começar a procurar trabalho. Desempregado, eu??? Voltar ao ínicio??? Hum... Não sei, não...

Como se costuma dizer "mais vale um pássaro na mão que dois a voar", célebre frase popular que por norma bate certo com a realidade, mas também temos o oposto "quem não arrisca, não petisca", é verdade, certo? E que grande dilema...
Por um lado, esta nova experiência poderia trazer-me novas oportunidades no cinema, que poderá mesmo a vir a ser única, mas por outro estou a arriscar perder tudo aquilo que ganhei até então. Mas por outro o que viria a ganhar em três meses seria mais ou menos o dobro daquilo que ganho actualmente em sensivelmente seis meses, era bom, mas então e depois? Mas também o que parece ser muito dinheiro depois não o é na realidade. Ora se neste momento tenho contrato, uma parte do dinheiro vai para impostos, dando-me direito a fundo de desemprego e contribuir para a minha reforma, e de repente passar novamente para recibos verdes (que é horrível), ficaria a pagar também esses impostos mas com uma taxa superior, sem direito a fundo de desemprego, férias ou seja lá o que for... só pagas e não recebes nada. O ano passado tive a recibos verdes e este ano arrotei 400 euros às finanças pelo I.R.S.!!! Enquanto uns recebem I.R.S. eu dou....

É por estas e por outras que isto está complicado... acho que vou negociar um aumento. ehehe

5 comentários:

Cor do Sol disse...

É sem duvida complicado...escolher entre o que se dever fazer e o que se quer fazer. Eu proponho um aumento pa toda a gente. Deixa de ser invejoso ;)

Nok Lek disse...

Pelos teus lado também não existem licenças??? lolol

Boa Sorte

Vivianne in Berlin disse...

Confesso q até eu fiquei confusa...
qualquer q seja a tua escolha boa sorte! Bom fim de semana e bjñs.
ps-raise versus green slips ;p

Taberneiro disse...

tá foda...

Kath disse...

Boa sorte para a escolha, cada uma tem vantagens e desvantagens óbvias. Lamento não te poder ajudar e dar a solução perfeita...

Beijos****