21 julho 2009

One small step for a man, one giant leap for cinematography

Há quem diga que os primeiros passos na lua pelo homem, tão bem conhecidos por nós pela missão Apollo 11, são uma autêntica fraude.
Considerada, aliás, a maior fraude do século levada a cabo pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins nos principais papeis, data de 1969, naquela que foi a primeira vez que o homem teria tocado a superfície lunar.

Nas comemorações dos 40 anos da primeira ida à lua Neil Armstrong, disse que foi a maior competição pacífica travada entre Estados Unidos e a União Soviética nos tempos da Guerra Fria.

"Não vou dizer que foi um desvio que evitou a guerra, mas foi sem dúvida um desvio", disse ele.

Será que foi uma manobra de diversão? Planeado? Engendrado?
Há quem diga que foi o próprio realizador Stanley Kubrick que realizou esta obra-prima, depois de ter arrecadado no ano anterior o galardão dourado pelo filme 2001, Odisseia no Espaço, este que ficou conhecido pelos seus efeitos especiais pioneiros, o que o colocou pela crítica na tabela dos melhores filmes de ficção-científica de todos os tempos.
Este filme estreou-se em 1968, um ano antes da famosa expedição da Apollo 11.

Não tenho ideia definida sobre este caso em particular, mas tenho noção que há muitos "ses" e muitas outras pontas soltas nesta história, e como gosto de histórias, nada como divagar um pouco sobre o assunto. Deixo-vos agora com o ínicio a "obra", esta sim, "prima" de um dos meus realizadores preferidos Stanley Kubrick:



Fraude ou não já lá vão 40 anos por isso já não entrela.

Sem comentários: