04 março 2008

O Homenzinho dourado

Vá lá ainda se fala de cinema neste blog, desta vez com o filme No country for old men da dupla Coen. Não poderei dizer certamente se os óscares da academia foram mal ou bem entregues porque ainda não vi os restantes filmes que estavam em competição.
Por isso decidi, apenas falar deste caso em particular.
Em poucas palavras (tal como o filme) é um filme obscuro, lembrando os tempos do film-noir dos anos 50; é de poucas palavras e cheio de pormenores de luxuosa sátira.
É de dar uma salva de palmas aos irmãos Coen que desde sempre nos têm dado provas do seu cinema irreverente e de certa forma diferente de todos os outros.
Mas o que este novo filme trouxe, para além da excelente interpretação de todos os actores - a meu entender são todos merecedores da estatueta dourada - uma história onde não existem heróis, onde o vilão invencível quase que morre num acidente de carro, onde a realidade por vezes é cruel e impõe o fim de uma história com uma reforma antecipada.

3 comentários:

Taberneiro disse...

obrigadinho por contares o final do filme :|

SinemaS disse...

Não contei nada de especial, logo verás.
:P

Demoiselle Retro disse...

O guião e os diálogos são geniais. Tive algumas reticencias nos primeiros minutos do filme, a violência explicita deu me voltas ao estômago, mas depois de 30 minutos imersa no enredo qualquer cheiro a podre sabe bem, sabe a humanidade, no mais longínquo odor da nossa realidade. Acho que desde Fargo os irmãos Coen não iam tão fundo.
Dos outros concorrentes só vi "Juno", o filme "hype decepção engana indie" muito inferior a este.
BJSS