24 abril 2006

Real vs Ficção

“A querela do realismo na arte procede deste mal entendido, da confusão entre a estética e o psicológico, entre o verdadeiro realismo que tem necessidade de exprimir a significação simultaneamente concreta e essencial do mundo e o pseudo-realismo de aparência enganosa (ou de espírito enganoso) que se satisfaz com a ilusão das formas."
Em O que é o Cinema?, de André Bazin

3 comentários:

Anónimo disse...

deves estar armado em intlectual...

Ivan Martins disse...

Se está armado tem que ter posse da respectiva arma. Se se está a fazer passar por "intlectual" não sei mas que o puto percebe de "cinma" lá isso não "duvid". I-N-T-E-L-E-C-T-U-A-L.

SinemaS disse...

,,,intelectual eu?!? Acho que não estão a ver bem o "FILME". Agora se me chamarem de Pseudo-intelectualóide aí já poderei concordar convosco.

Agora que esclarecemos este pequeno aspecto se calhar devia referir que o intelectual não sou eu mas sim o autor citado no post. André Bazin para quem não o conhece foi um dos maiores teóricos e críticos da história do cinema. E que dedicou a sua vida inteira a criticar, debater, teorizar sobre cinema. Pode-se dizer que é um intelectual de primeira apanha mas ele foi dos únicos teóricos que conseguiu realmente ensinar a todos o que era realmente cinema.