29 abril 2006

Um segundo...

Quase se esgota uma acção num pequeno pensamento, numa fracção de segundo, o tempo é quem manda porque até hoje é o elemento intocável da natureza aos olhos do Homem. É claro que o tempo foi criado por nós mas que mesmo sem tempo existe uma duração, esta que define a duração de uma vida, desde que nascemos até ao dia que envelhecemos e morremos.

Uma fotografia, um segundo, um instante... O suficiente para perder uma grande situação ou para não conseguir evitar um desastre. Quando falamos e ouvimos falar em "vi a minha vida a andar para trás" isto significa segundos na vida real que na nossa mente parecem uma eternidade... Já pensaram o que pensariamos nós no breve instante antes de sermos totalmente devorados por um carro em alta velocidade? Naqueles breves momentos que deixamos de pensar no que quer que seja e que se nos desviarmos é devido ao nosso instinto mais básico e comum do animal não racional.
E deixar de ouvir, ver e sentir... Morrer por instantes... Deixar de pensar...

O sonho do Português

Todos nós conhecemos o chamado American Dream: Mulher, Casa, Carro e Filhos. É ridiculo uma pessoa reduzir a nossa vida a isto mas realmente a nossa sociedade contribui cada mais para que seja assim. É óbvio que todos gostariamos e desejariamos que tal fosse possível mas também não nos podemos reduzir somente a isso.

Mas melhor ainda é o Sonho Português: Carro, Cerveja, Futebol e escrever um livro. Porra!!! Carro, cerveja e futebol ainda vai mas escrever um livro??? Agora qualquer pessoa escreve um livro mesmo quando nem sequer sabem o alfabeto que é o caso dos livros dos jogadores de futebol, retiram-se do futebol e toca de editar um livrinho para arrecadar mais uns trocos... E quem os escreve??? Os jornalistas... Porquê escrever um livro? É assim tão dignificante? Se eu fosse escritor seria obviamente um sonho concretizado mas para os outros...?
Tal qual os blogs, hoje em dia todos temos um blog...parasitismo(incluindo eu). E sei que isto de escrever um blog também não é fácil porque no ínicio é como um brinquedo novo, escrevemos uns posts, metemos umas imagens, etc. Mas chega a uma altura que o brinquedo se torna uma obrigação, quase como se fossemos desiludir alguem por não ter vontade de escrever e querer deixar o blog abandonado. Levando-nos por vezes a escrever qualquer coisa só para dizer que escrevemos e que o blog está activo e dinâmico mas se pensarmos bem nisto um blog é como se se tratasse de um diário mas que está acessível ao olhar de todos, é como escrever um livro on-line. Mas este é o nosso brinquedo... um dia fartamo-nos e arranjamos outro brinquedo.
Nota: Para quem não queria dizer nada hoje até acabei por escrever muito. Para a próxima não escrevo.

24 abril 2006

Real vs Ficção

“A querela do realismo na arte procede deste mal entendido, da confusão entre a estética e o psicológico, entre o verdadeiro realismo que tem necessidade de exprimir a significação simultaneamente concreta e essencial do mundo e o pseudo-realismo de aparência enganosa (ou de espírito enganoso) que se satisfaz com a ilusão das formas."
Em O que é o Cinema?, de André Bazin

17 abril 2006

Não fui... Paris mais longe

Como todos devem já ter percebido acabei por ficar em terra. O que já era de esperar, visto ainda ser um estágiário. Afinal, era areia a mais para esta camioneta. E como todos os estagiários, acabamos sempre por ser explorados seja lá como for. Para a próxima não me deixarei enganar.
Mas prometo-vos que já encomendei umas francesinhas na Amazon.com para estes dias da Páscoa e o livre de trânsito para os JJJ e Charlot durante o próximo fim de semana.
Divirtam-se.

11 abril 2006

Paris aí vou eu!


É verdade meus amigos, muito provavelmente no Domingo de Páscoa estarei confortavelmente num avião a caminho de Paris. E deixar para trás a santa terrinha por escassos dias. Mas confesso que não é nenhuma novidade para mim ir a Paris visto ir todos os dias almoçar ao restaurante/Tasca "Paris" do Intendente.
Não se preocupem que como bom turista que sou lembrar-me-ei de trazer-vos a todos uma lembrança de França, que acham de eu vos trazer a todos uma miniatura da Torre Eiffel? Acho que vocês iriam gostar. A não ser que prefiram que eu traga um dos irmãos Duppond ou o famoso cãozinho gaulês Ideiafix. Bem sei que vão ter saudades minhas... é trabalho duro é o que é! Não pensem que vou poder andar a passear à turista, sim eu vou trabalhar... É vida de cão realmente!

Um bicho de sete cabeças

Não vos vou falar de política, nem de futebol, nem de educação mas sim de consumismo. Acho que sinceramente que todos nós temos os nossos devaneios e que muitas vezes caímos na tentação de cair no consumismo puro e duro. Claro que ao contrário das mulheres, nós homens não perdemos a cabeça por uma peça de roupa e até sabemos que quando compramos uma é para durar no mínimo dois anitos. Agora as gajas... sempre que a estação muda toca de comprar mais umas roupitas. Isto das roupas é quase como a informática, o que compramos hoje amanhã já está desactualizado. Assim, todas as mulheres gostam de fazer o seu refresh ao armário, actualizar a gaveta das meias e até mesmo fazer um upgrade de bikinis para o Verão! Realmente as mulheres são um bicho de sete cabeças... Qualquer dia já compram roupa para falar no messenger.

Mas agora a falar a sério... a Playstation Portable é linda de morrer não é???

03 abril 2006

Beatriz Batarda - Pérola do Cinema Português

Beatriz Batarda é uma das melhores actrizes do cinema português, embora ainda desconhecida por muitos portugueses, revela-se uma mulher de armas que cobre de naturalidade todos os seus personagens. Esta que já tem tem no currículo os filmes: Quaresma, Noite Escura, Costa dos Murmúrios e Alice, entre outros. Para além de ser uma actriz capaz de fazer qualquer tipo de papel, não tendo qualquer estereótipo de personagem, despe por completo a sua maneira de estar e ser para incarnar as suas personagens. Em todos os filmes que entrou deixou a sua marca, mesmo quando nem se tratava da protagonista, ela tem o dom de se sobrepor a todos os seus colegas de profissão, por vezes até abafa por completo a história que representa. É impressionante a capacidade que ela tem de em certos filmes o espectador olhá-la como uma mulher bonita, como consegue o oposto tornando-se indiferente ao nosso olhar quando afinal trata-se de uma bela actriz.

Curta-metragem portuguesa antecede "Instinto Fatal 2"

A curta-metragem portuguesa «Fatal», de Pedro Sousa, vai anteceder a exibição do filme «Instinto Fatal 2», com estreia marcada para 6 de Abril nas salas de cinema portuguesas.
«Fatal», que esteve presente em vários festivais nacionais e estrangeiros, chega pela primeira vez às salas de cinema no nosso País antecedendo a sequela protagonizada pela actriz norte-americana Sharon Stone.
A curta-metragem escrita por Tânia Noronha, Tânia Teixeira e Vera Santos, conta com a participação de Helena Laureano, Filipe Duarte, João Cabral e Luís Esparteiro.


28-03-2006 17:01:41
in diário digital
Poderão, assim, assistir a um dos trabalhos que tive o prazer de participar como Director de Fotografia. É de notar, que se trata de um filme académico e que não é todos os dias que um trabalho escolar consegue chegar às salas de cinema, e até mesmo ser seleccionado para o New York International Independent Film & Video Festival, quando muitos profissionais do ramo cinematográfico já fizeram dezenas de curtas-metragens e nunca atingiram o patamar que este filme conseguiu atingir.
Vale a pena ver!!!