31 março 2007

Amanhã vou andar todo janota

Amanhã vou estar todo bonitinho porque é a cerimínia da entrega dos diplomas da minha faculdade. Pois é, nem parece verdade, mas só passado um ano e tal é que eles se lembram que têm de dar os diplomas aos licenciados... É uma vergonha mas seja como for amanhâ lá estarei para receber o papel que significa nada mais nada menos que cinco anos de muito esforço e dedicação. Será com muito orgulho que receberei o meu diploma amanhã. Após isso, será farra, farra e mais farra, aliás rambóia até amanhecer.

Raios parta mais aos virus ou spams ou o que é isto...

Agora sempre que tenho uma conversa no msn, por magia surge uma mensagem como se fosse escrita por mim do género: "Já actualizei o meu flog, vai lá visitar-me!". E claro, quem for nesta conversa clicka na merda do link e depara-se com uma página que diz que para a ver tem de actualizar o player da macromedia flash. Ou seja, se alguém por ventura instalar irá ficar como eu... Sempre que entrar numa conversação irá despoletar este ciclo vicioso de spam ou virús ou sei lá o quê... Por isso não caiam que nem patinhos como eu (estava distraído, confesso) quando alguém que vocês conhecem vos manda este tipo de mensagens!

Peço-vos desculpa...

... mas não tenho tido muita inspiração para escrever no blog. Sim, durante esta semana deixei-o às moscas e a encher-se de pó. Mas sabem o que vos digo? É que por um lado soube-me bem esta pausa. Mas agora que voltei a escrever neste espaço que é "meu" posso-vos dizer que venho com algumas ideias. Estas que poderão a vir marcar a minha presença no espaço astral. O que quero realmente dizer é que estou a encaminhar a minha inspiração e motivação para a música. Já vos tinha falado da banda, mas acho que agora estamos mesmo no bom caminho. Gaspers, é o nome da banda e o nome ao qual cada vez mais me identifico, o que inicialmente era precisamente o contrário. Parece que o nome foi ficando e à medida que o tempo passava, cada vez mais o nome ia suando melhor. É estranho não é? Talvez me tenha acostumado ao nome...
O facto é que estamos a produzir e bem, e planeamos ter uma maquete com 4 músicas nas férias da páscoa. Pode ser que ponha aqui qualquer coisinha para vocês ouvirem... Aliás, hoje fiz uma música nova. Talvez a ponha aqui...

23 março 2007

Gajas...

É sempre a mesma coisa, não podem ver um bébé para ficarem todas derretidas. Ele é pegar ao colo, ele é agarrar-lhe as mãozinhas, ele é fazer todo o tipo de caretas para o menino rir, ele é começar a falar como se este pudesse compreender: "Olha que coisinha mai linda."; "Ai que bonitinho que ele é."; "Cutchi-cutchi, é só coceguinhas nos pés!"; "Faz pu-pu faz!".
Coitada da criança... ainda não fez nada na vida e já é famosa. O bébé a certa altura deve pensar:"O que estão a fazer estas pessoas esquisitas de roda do meu carrinho e porque é que não falam normalmente? É só gu-gu e dá-dá... Será que me podiam devolver-me a mão? E já agora dá para não me darem palmadas no rabo ou querem que eu quando crescer seja adepto do masoquismo?"



O mais engraçado das gajas é:


Pergunta: "Então e tu quando é que tens um destes?
Resposta: "Eu!? Nem pensar nisso!"


Mas o facto é que quando vêm o raio da criatura ficam loucas! Por isso a única coisa que poderei dizer é: GAJAS!!! Não há como não gostar delas, não é?

22 março 2007

A aposta no Cinema Independente

Foi criado desde 2004 o Fundo de Fomento do Cinema e Audiovisual pelo Estado, um fundo que visa apoiar o cinema e audiovisual português e que conta desde o início com um investimento de cinco milhões de euros anuais da PT Multimédia.
Este Fundo visa incentivar a produção cinematográfica independente, devendo contar com cerca de 20 milhões de euros por ano através das contribuições dos operadores e distribuidores de cinema e televisão.
A RTP também já celebrou o acordo, atribuindo cerca de 1 milhão de euros anuais considerando este fundo como parte do serviço público.
Ontem, a foi a vez da estação privada SIC que acordou atribuir 10 milhões de euros até 2012, ou seja, 2 milhões de euros por ano durante os próximos 5 anos.
Aguarda-se agora a celebração do contracto da TVI, dos distribuidores TV Tel, Cabovisão, Bragatel e AR Telecom e com a Sport TV.

Quer me cá parecer...

...que amanhã já devo estar de volta ao meu cantinho. O trabalho ao final da tarde já deverá sair do forno. E a minha missão por estas bandas estará concluída. O que quer dizer que amanhã voltarei a estar disponível para qualquer outro tipo de trabalho que possa surgir. Podia definir-me como desempregado mas parece-me mais correcto chamar-lhe "livre-como-um-passarinho-que-achou-por-bem-fugir-da-gaiola", assim é importante referir que tenho total disponibilidade e as cunhas são bem-vindas.


Poderei esclarecer qualquer tipo de dúvida numa possível entrevista.
Sem outro assunto de momento, aguardarei uma resposta.


Atenciosamente


Ricardo Martins

20 março 2007

Alguém sabe o que é um rendering?

Quem desconhece tal vocábulo tecnológico que se dê por muito contente.
Nas artes visuais este termo significa o processo de composição de uma imagem, o que inclui a iluminação, as sombras, as texturas, etc. Mas este mesmo termo é também utilizado no que respeita a criação de imagens digitais. Isto é, o rendering é conhecido como o processo digital que por meios de programas cria uma imagem. Tornando-se, assim, no meio que tranforma os pixeis numa única imagem.


Isto foi uma breve explicação do assunto em questão, apenas para vos dar uma ideia. Porque para quem compreenda isto e tenha de lidar com o render diáriamente é uma tarefa que nos consome por dentro.
Imaginem o render como uma espécie de loader. Sempre que querem jogar um jogo qualquer existe uma pequena barra no ecrã que é carregada a pouco e pouco com a mensagem de loading, até podermos finalmente começar a jogar. O que quer dizer que todos os gráficos estão a ser gerados e carregados para iniciar a aplicação.


Agora que têm uma ideia da coisa, quero partilhar convosco o porquê desta conversa. É que estou à mais de 1 hora para processar um grafismo num vídeo que ando a fazer. É de loucos!!!! Sempre que tenho de fazer uma operação, por muito pequena que seja não me escapo de ter de esperar umas belas horitas...

Quero ir ver:

SuperBock SuperRock:
2º Acto - 3 de JULHO

Arcade Fire
Bloc Party
Klaxons
Magic Numbers
The Gift
Bunnyranch

2º Acto - 5 de JULHO
Scissor Sisters
Interpol
Underworld

e...

Festival Alive:
8 de Junho

Pearl Jam

14 março 2007

Um dia magnífico!

Sol, Sol e mais Sol... Hoje o dia esteve bem quente, pelo menos o suficiente para andar de t-shirt e que bem que soube. Parece que já estamos na Primavera! Mas isto por um lado preocupa-me, devido às constantes mudanças climatéricas que o nosso planeta ultimamente tem registado. Parece que não mas o aquecimento global é uma realidade! Com o constante aumento da temperatura e o degelo do Ártico torna-se importante referir que o nível do mar pode vir a registar níveis nunca antes vistos. Ou seja, segundo a Quercus se houver um degelo do árctico, o mar poderá ter uma subida de seis metros, quase metade da altura do arco da Rua Augusta, em 34 anos.
Quem é que não nota as mudanças do tempo? Estamos em Março e parece que já estamos em meados de Abril. Se pensarmos bem parece que o estado do tempo está com um desfasamento de 1 mês. Ora, desde à uns aninhos para cá que o mês mais quente tem sido Julho ao contrário de Agosto que cada vez parece mais Setembro.
E a culpa é de quem??? Nossa! Estão a imaginar no estado do nosso planeta na altura dos nossos filhos? Pois bem me parecia que não... Toca de continuar a lançar CO2 para a atmosfera que isto até nem faz mal...

11 março 2007

Grande fim-de-semana!!!!

Estou todo dorido, com um pouco de ressaca e só com algumas horitas de sono em cima, mas sabem que mais? Não podia ter tido melhor fim-de-semana. Parece que basta uns raiozinhos de Sol que o povinho decide todo espevitar e ir esticar o pernil para a rua.

De sexta para sábado quase não preguei olho, porque estive desde as 2 da manhã às 7 horas a rebolar na cama, sem conseguir dormir. E quando finalmente adormeci tive de acordar às 10 da matina para ir ensaiar. Parece horrivel... Mas o ensaio correu tão bem que o sono foi-se num instante.

´

À tarde fui beber um cafézinho numa esplanada e apanhar algum sol na cara. Nada melhor do que estar com os amigos a dizer babuseiras, ver as meninas passsar, beber uma cerveja, etc.
Acabamos por pegar numa bola e fomos dar uns toques para o parque da várzea, o que ainda deu para cansar e rir muito, é que a relva estava molhada por isso estávamos a ver quem é que seria o primeiro a cair... infelizmente ninguém caiu.

Quando o Sol se pôs já era hora de ir até Santa Cruz, para o jantar de anos de uma amiga. Depois de feita a picanha, com feijão preto, batatas fritas e ananás deixámo-nos amolecer pelas bebidas ao som da música. Jogámos snoocker, setas, jogos de beber -"1 limão meio limão, 2 limões meio limão" e "Bizz e Buzz"; e adivinhem lá o que acabámos por ir jogar??? "1, 2, 3 macaquinho do chinês", alguém se lembra disto? Que belas figuras fizémos... hehehe... pareciamos uns putos! Só faltava irmos jogar ao quarto escuro... Se calhar até houve quem o jogou... mas isso são jogos só para adultos! ehehehe.

Por último, o dia de hoje foi magnífico. Um dia de Sol, com pouco vento e com uma temperatura bastante agradável,, nada melhor que ir dar um pulinho à praia. Fomos e estendemos a toalha para apanhar o belo do Sol, assim que o calor se fez sentir e a pele quando já torrava não resistimos a ir até à àgua! Estava fria, era um facto mas ainda deu para dar um ou dois mergulhos!!!! Ou seja, o primeiro banho de 2007!!!! E em Março!!! Que espectáculo.... Para acabar bem o dia, ainda consegui arranjar um trabalhinho em edição para fazer durante este mês! O que é que uma pessoa poderia querer de melhor num fim-de-semana do que ir a uma grande festa, ir à praia e acabar por arranjar trabalho? Por acaso só há uma coisa que faltava para ser perfeito... mas isso fica para outra altura.
Se todos os fins-de-semana fossem assim...

08 março 2007

Vemo-nos por aí.

Ontem fui despedir-me de um amigo que agarrou uma oportunidade única que o vai levar para Itália. Conseguiu uma bolsa para estagiar numa produtora de cinema em Roma. Neste momento já lá deve estar...

Assim, ontem a despedida ficou marcada com uma ida à Cinemateca, com o filme Índia. Matri Bhumi do italiano Roberto Rossellini. Este filme de 1959 tornou-se raro pois as suas cópias andaram desaparecidas durante vários anos. Mais tarde veio-se a encontrar uma cópia da versão francesa que tinha sido oferecida a Jeanne Severini. A cópia foi depositada na Cinemateca Francesa que finalmente a restaurou.

Índia é um retrato desta cultura, um olhar sobre as suas relações, tradições, cultos, etc. Não se trata de uma viagem por este povo mas sim o permanecer entre os mesmos. Rossellini consegue através de quatro pequenas histórias conduzir-nos para este novo mundo, onde nos remete para a ligação humana com os restantes elementos da natureza que nos rodeiam. Mas para além desta visão sobre o povo indiano, este filme tem de importante o seu cruzamento entre o documentário e a ficção. Isto é, o filme consegue apresentar-se sob a forma documental mas utiliza as técnicas da ficção, numa estrutura que conjuga estes dois elementos num único elemento. Um bom exemplo disso são as personagens interpretadas por "pessoas reais", isto é actores não-profissionais.

Por fim, deixando o filme de lado, desejo ao meu amigo uma boa experiência em Itália e que de lá traga boas ideias, novos mundos, novas experiências tal como Rossellini nos soube trazer da Índia.

P.S. Se arranjares alguma coisa para mim avisa que vou já aí ter!

05 março 2007

Só preciso de...

fazer o meu portfolio para ficar feliz.

Causa e efeito

Deitar-me sempre depois das 4 da madrugada ---- Levantar-me sempre depois das 2 da tarde;
Dizer que este fim-de-semana vai ser calminho ---- E acabar por ir para a rambóia toda a noite;
Escrever um post intitulado "my new me" ---- E continuar com o "my old me";
Achar que só vou beber um cafézinho ---- E voltar a casa meio zonzo;
Ir à net só para ver os emails num instantinho ---- Desligar o computador 3 horas mais tarde;
Achar que pior que tudo isto é impossível ---- Mas Paulo Portas volta a candidatar-se.

02 março 2007

IMDB é um mundo à parte!

Quem diria que o meu nome consta numa das maiores Bases de Dados de Cinema na internet (www.imdb.com). E é de notar que estou logo no topo da lista com a pesquisa "Ricardo Martins". É incrível não é?

É claro que o meu currículum está magrito e desactualizado, o que na realidade até não é, porque até já tenho alguns filmezitos na bagagem. Mas já não é nada mau reconhecerem-me por uma curta-metragem e distinguirem-me como "cinematographer", o que quer dizer "director de fotografia".

Pode ser que daqui a uns anitos a coisa esteja bem mais composta. De resto, fico contente por ter a minha quota parte de fama.
Por agora vou tentar passar despercebido, não sou do tipo de pessoa que gosta de aparecer nas revistas cor-de-rosa. Sabem bem o que é... Gossip... É isso mesmo... Mexerica aqui, mexerica ali, escarafuncha aqui, ali e acolá, remoi muito bem remoídinho, shake'n'shaky et voilat um batido de vidas famosas. Not my type!