09 julho 2008

Hide and seek

Ao percorrer meia dúzia de blogs, que são a minha dose diária, reparo quanta preocupação há no anonimato dos autores dos mesmos. Ao que parece muitos dos autores já foram obrigados a fechar as portas por revelarem a sua identidade e muitos são aqueles que voltam a abrir novas contas com a certeza de que não irão cair novamente no mesmo erro.
No entanto esta preocupação em esconder ou proteger este "alguém" que vive por detrás das infindáveis linhas de texto remete-nos também para o querer cada vez mais mostrar ao mundo quem somos, como se costuma dizer: "gato escondido de rabo de fora".
Mas não será isto um pouco estranho? Queremos continuar o anonimato mas ao mesmo tempo desmistificar o nosso "eu"? Bora jogar às escondidas, bora?
Tenho clara noção que isto é como o gato e o rato, o autor tenta ao máximo manter-se nas entrelinhas enquanto o atento leitor procura cada vez mais saciar a sua curiosidade. Damos por nós a querer saber mais como meros espectadores e a revelar cada vez mais como autores, é dificil esconder.
Será ele magro? Terá ela olhos verdes? Mau feitio. mimado, convencido ou simpático, inteligente e extrovertido? São "n" as perguntas que pairam nas nossas cabeças, fruto de uma imaginação fértil, pois está claro.
Bem sei que todos acabamos por usar este nosso espaço para divagar, desabafar e até mesmo gritar, afinal de contas é um escape face à realidade que nos rodeia, é o fugir aos impostos mesmo sabendo que mais tarde ou mais cedo vais acabar por os ter que pagar. Não pagas de uma maneira, pagas de outra.
Depois vem uma fotozinha dos meus sapatos salto-alto, do meu olho fisgado, das minhas imensas pernas, e como quem não quer a coisa, a área revelada vai crescendo a olhos vistos, só falta no fim montar um puzzle.

Eu até gosto de puzzles mas prefiro charadas...
É engraçado como aos poucos quase podemos dizer, eu sei quem é aquela pessoa, eu conheço-a.

Mas também sabemos que há certas e determinadas pessoas que queremos bem longe dos nossos blogs, mas isso cada um sabe de si.


9 comentários:

Anónimo disse...

Concordo

Anónimo disse...

Eu discordo

Anónimo disse...

Eu por exemplo chamo-me mesmo Anónimo, Anónimo dos Santos Veríssimo. Os meus pais queriam registar-me como António mas o senhor do registo civil percebeu mal.

SinemaS disse...

Pois claro Xôr Ivan.

Anónimo disse...

Ivan?!?! Quem me dera

Sílvia disse...

Bem, o meu não é anonimo mas, muitas vezes desejo que seja. Só para poder ir mais além do formato que escolhi...gritar, espernear...Bem, deixo isso para o ponto mais alto do Gerês :)

No entanto, gosto dele e não conseguiria manter-me no anonimato porque falar sobre mim e sobre o que gosto faz parte de mim.

Beijito

SinemaS disse...

Tudo bem Xôr Anónimo dos Santos Veríssimo fiquemos pelo anonimato.

Sílvia - Acho que fazes bem, afinal de contas somos nós os autores ou não? Por isso cada um dita as regras como lhe aprouver. bjs

rock disse...

Cá venho eu enfiar a carapuça, dado que o teu post me diz muito ou então sou eu e o meu egocentrismo, que não tenho vergonha nenhuma de admitir :p vá lá, também só mostras no blog aquilo que queres… mas o problema é esse, para teres liberdade de escrever o que bem te dá na veneta, se calhar dá jeito ficares anónimo… não vás no meio do entusiasmo, divulgar o teu maior segredo assim a estranhos, afinal conhecidos… jinhos**

Cristina disse...

Estou como a Sílvia: prefiro dar-me a conhecer. Há quem prefira refugiar-se no anonimato e por trás dos nicknames inventados às 3 pancadas... mas não faz parte do meu feitio: sou uma pessoa sociável e não porquê de usar o anonimato para escrever. Quando quero gritar, grito; quando quero espernear, esperneio...

Beijooooossss