09 março 2006

Homo-m�quina Chines lava roupa suja


O Governo chines proibiu a televisao estatal de informar sobre o Oscar de melhor realizador concedido ao tailandes Ang Lee pelo filme "O Segredo de Brokeback Mountain", informou hoje ? EFE um jornalista do canal.
"Nao se pode falar do filme, � uma proibi�?o enviada h� mais de um mes e que hoje reiteraram por causa do Oscar", declarou hoje um jornalista da "Televis?o Central da China" (CCTV), que pediu para n?o ser identificado.
A directora do canal justificou a proibi�?o com o argumento de que "a sociedade chinesa n?o est� preparada para lidar com esse tema", referindo-se ? rela�?o homossexual dos dois protagonistas, segundo a fonte.
No fim de janeiro, um respons�vel da "China Film Group", a �nica institui�?o autorizada a aprovar filmes no pa�s asi�tico, afirmou ao jornal "Shenzhen Daily" que o filme de Lee n?o seria exibido em nenhum dos 1.300 cinemas existentes na China."Isto deve-se ao conte�do sens�vel: homossexualidade. O facto de ter recebido pr?mios internacionais n?o significa que seria um ?xito de bilheteira na China", justificou o respons�vel, que tamb�m pediu para n?o ser identificado.
Trata-se da segunda vez em dois meses que Pequim pro�be uma superprodu�?o, j� em dezembro vetou a exibi�?o de "Mem�rias de uma Gueixa", protagonizada por duas atrizes chinesas, por interpretar duas gueixas japonesas (eterno pa�s rival), consideradas na China como prostitutas.

1 comentário:

Ivan Martins disse...

Sim senhor, uma p�gina mais condizente com o seu estatuto de homem das artes. Quanto ? China s� uma frase: "O Mao Tse Tung era larilas"