23 março 2006

Os melhores filmes portugueses

Nem sempre se pode dizer que o cinema português é mau, aliás, quero desde já referir que nos últimos anos a produção cinematográfica portuguesa tem evoluido bastante. Ainda não podemos dizer que é excelente mas que estão no bom caminho.

Este crescimento, na minha opinião, deve-se ao facto de nós (portugueses) nos estarmos a habituar aos poucos a ouvir a nossa língua nos ecrans, este fenómeno embora inacreditável deve-se à produção de conteúdos portugueses nas nossas televisões, nomeadamente a TVI, que apostou claramente nas telenovelas portuguesas. Parece rídiculo, mas o facto é que com as telenovelas da TVI e o impacto que estas têm tido na população portuguesa, torna-se, então, importante habituar o povo português a ouvir a nossa própria língua que durante muitos anos tem sido uma barreira instranponível. Mas falo das Telenovelas da TVI como posso falar do Gato Fedorento, Levanta-te e Ri e tantos outros.

Por outro lado, o cinema portugês também está a alterar-se e a começar a lidar com os próprios espectadores, deixando de lado alguns pseudo-intelectuais com os filmes de autor, não querendo denegrir estes últimos porque sou um amante de cinema e reconheço vários artistas e obras de que gosto realmente, porque também é importante que estes existam. Deve-se é tentar atingir um meio termo entre os filmes de autor e os filmes comerciais e achar um meio termo, porque quer se queira quer não os filmes não são para ser mostrados apenas aos amigos.

Para mim estes são os melhores filmes portugueses que já vi:

- Noite Escura de João Canijo
- Os Imortais de António Vasconcelos
- Aparelho Voador a Baixa-Altitude de Solveig Nordlund
- Tentação de Joaquim Leitão
- Costa dos Murmurios de Margarida Cardoso

Quero ver:

- Alice de Marco Martins

Não vejam:

- As bodas de Deus de João Cesar Monteiro
- Adriana de Margarida Gil

6 comentários:

rx disse...

Aparelho Voador a Baixa-Altitude de Solveig Nordlund

isto sim é um nome bem português

SinemaS disse...

Grande filme português... é de ficção-científica. Mas foi preciso chamar uma Sueca para realizar o filme... temos pena.

Anónimo disse...

Vejam o "Comédia de Deus"!!!

Anónimo disse...

Não vejam...?

Esta secção não se adapta ao post sinceramente. Lamento discordar mas João César Monteiro só fez obras primas, umas atrás das outras. Querem bons filmes procurem além deste realizador, o bom Manoel de Oliveira, Pedro Costa e Edgar Pêra (os três ainda no activo).

Acredito que és pessoa para desaconselhar o Branca de Neve, mas envereda antes pela crítica construtiva, se queres destruir um filme explica porquê (não escolhas simplesmente "Não vejam" como palavras). Cada um é capaz de decidir por si mesmo, acredito...

SinemaS disse...

Antes de mais obrigado pelo comentário, bem sei que talvez tenha sido um pouco duro utilizando o termo "não vejam", aliás, não era de maneira nenhuma minha intenção destruir qualquer que fosse o filme. Quanto à obra de João Cesar Monteiro, que bem a conheço, tenho a minha opinião clara e sucinta, não gosto. Poderei gostar de alguns planos que ele têm nos seus filmes, da sua estética de plano-quadro, ou até mesmo de alguns planos-sequência, mas que é que eu posso retirar de um filme dele para além de um velho rebarbado (personagem)?
Se ainda os filmes dele fossem documentários, para mim seriam filmes excepcionais, ao invés de todo aquele engenho ficcional, daquele discurso monótono e nonocórdico já tão característico nas suas obras.
Peço desculpa, mas não gosto... E sim, espero que vejam os filmes e que daí cada um tire as suas próprias conclusões.
Quanto aos outros realizadores... acho q fica para outra conversa.

Ricardo Jorge Rodrigues disse...

Percebo tanto de cinema como de chouriço mas, se me permite:

1 - Capitães de Abril;
2 - Os Imortais;
3 - Amo-te Teresa;
4 - O Leão da Estrela;
5 - Call Girl.

Ainda não vi, e quero ver, Alice e O Delfim.