30 julho 2007

7 factos casuais ou 7 casos factuais?

Seja lá o que for, a única coisa que sei é que são 7. E é nisso que me vou concentrar para responder ao desafio proposto pela Mãos de Veludo . Todo e qualquer facto aqui apresentado é susceptível de conter cenas ou linguagem imprópria para cardiacos e pessoas facilmente impressionáveis, de modo a proteger o autor, todos os contéudos são de teor ficcional, embora se baseiem em factos reais.

1- Dou como um facto garantido que o meu sentido de humor é uma das coisas que mais me define como pessoa e a minha maneira de estar na vida. Digo tretas, parvoíces, baboseiras, muitas vezes sem sentido, mas sempre com um sentido crítico e objectivo: "a brincar se dizem muitas verdades". Mas o que gosto mesmo é da dualidade da vida, da duplicação de sentidos e através disso lançar mensagens dúbias e confusas: "A brincar a brincar, com a verdade me enganas".

2- É um facto não ter um filme preferido e não é por acaso que adoro cinema. Nunca vou conseguir dizer qual é o filme que me marcou mais, ou o meu favorito, por razões óbvias, porque adoro muitos, demasiados talvez e todos diferentes entre si. Este caso também se adapta perfeitamente à música. Afinal quem é que é a tua banda favorita? Afinal de contas não vos sei dizer. Talvez porque tudo aquilo que me faz mover verdadeiramente e é aquilo que gosto e me apaixona, a meu ver não tem defeitos, ou se os tem não são defeitos, são qualidades. Isto é como amar alguém, eu tenho mesmo de gostar de tudo ou não estarei a ser sincero.

3- Sou um animal não-político e não-religioso. Não gosto dos fanatismos, das artimanhas, do caos organizado, das facilidades do meio, das conversas em surdina, dos tachinhos, do prometer mundos e fundos, do culpar quem não tem culpa, do proibir e do obrigar e do dever e da obrigação. Mas mexo-me no meio, conheço as entranhas do bicho mau, conheço-lhe os podres e movo-me como um espião entre eles... Sou rebelde, sou independente e eu próprio, não preciso de nenhuma instituição que me represente como pessoa que sou.
Se sou político? E religioso? Sim, sou. Mas essa é a minha própria política e religião, as minhas regras e a minha sociedade.
E o facto dos factos é que convivo diáriamente com animais-políticos de partidos e cores diferentes, que se juntam em harmonia e em paz, à mesa de um café. E que no fundo sou católico porque fui batizado... Mas a minha guerra é outra.

4- Já tou cansado de escrever e ainda vou no quarto ponto... é um facto.

5- O Amor não existe, é uma filosofia que eu tenho sempre presente. O Amor não é químico, não é poesia, não é fantasia, não é "fogo que arde sem se ver", não é tantas outras coisas que pensamos ser. Essa é a ilusão da Paixão, essa sim é tudo isso e muito mais. O Amor é outra coisa, é uma construção, uma experiência, um puzzle que se cria de peça em peça. É portanto a nossa felicidade construída com as nossas mãos, com o nosso sacríficio, com o nosso suor e lágrimas, pois este é o nosso filho a nascer.

6- Gosto de fazer um pouco de tudo, gosto de saber isto e aquilo, sou multi ou poli, ambos os casos são verdadeiros. Para mim a aprendizagem é tudo e incomoda-me todos aqueles que acham que já aprenderam tudo e que já sabem tudo. Irrita-me pessoas que acham os livros uma perda de tempo, que a cultura é telenovelas e que artes não é trabalho mas sim um hobby. Tenho pena dessas pessoas porque vão morrer na ignorância.

7- É um facto casual que não vou passar este desafio nem a uma quanto mais a sete pessoas, é para mim normal quebrar estas correntes, talvez porque me fazem lembrar aqueles emails parvos do género: No estado da California uma rapariga comeu um corneto de morango em vez de mini milk que costumava comer e morreu. Passa esta mensagem a 999 pessoas em 5min ou vai acontecer-te o mesmo. Se enviares encontrarás o teu Amor.
É incrível, não é? E porquê isto dos emails? Porque as empresas querem à força toda arranjar o maior número de emails que conseguirem para poderem espalhar as suas publicidades, é o nosso tão bem conhecido SPAM.
É por isso que vou deixar ao critério de cada pessoa de responder ou não a este desafio.

E pronto já estão os 7 pecados mortais.

2 comentários:

Mãos de Veludo disse...

demorou mas tá bonito!! gostei de te ler . cmo disse no meu bog, tb nao sou destas correntes e destes desafios, mas é uma maneira de conhecermos um bocadinho melhor quem está do outro lado e nos visita diariamente... obrigada por teres aceitado o desafio!! e até amanhã :D

rock disse...

Pois é... ando a ler o teu blog de ponta a ponta à sucapa! E deparei-me com isto... e pelo que já li acho que resumiste bem aqui a tua pessoa, atenção que é só pelo que já li, claro. jinhos*