29 janeiro 2008

Privações

Ontem estive a ver o filme Ed TV, para quem não o conhece poderei dizer que é um Truman Show mais realista. Ed é um jovem, igual a tantos outros, banal, pacóvio de nascença mas de certa forma atraente que acaba metido num reality show. Programa este que filma Ed nas suas lides diárias, embrenhado na sua vida normal, desde manhã à noite, deixando a sua privacidade a descoberto.
Assim Ed atingiu a fama num piscar de olhos.

Ed TV é um excelente exemplo de como nós humanos lidamos com a questão da privacidade e como todos nós sabemos o quão próximo da realidade poderá ele estar. Pois já aturámos com Big Brothers, com acorrentados e masterplans, ou até mesmo, uns casalinhos que decidem andar aos pinotes numa ilha abandonada... já vimos de tudo. Mas afinal o que leva estes programas a ter sucesso?
Privacidade.
É tão simples, não é? É a invasão da privacidade, é quebrar a barreira invísivel que cada pessoa tem, é tornarmo-nos voyeurs obsessivos, compulsivos, de um tal fanatismo capaz de nos levar a comprar uns binóculos para espreitar a vizinha do lado a nadar na piscina. Afinal a curiosidade é um bicho tonto que anda para aqui nas nossas cabeças e que espera ansiosamente para satisfazer a sua necessidade de conhecer aquilo que é oculto, escondido, segredo, ou seja teu, meu e de todos nós.

Agora, uma pequena questão relativamente a este assunto: E a privacidade dos blogs?
É a mesma coisa. Sem querer acabamos por gostar daqueles que partilham mais a sua privacidade, daqueles que abrem a sua caixa de medos, daqueles que mostram o que realmente são e aqueles que dizem tudo aquilo que pensam. A net como todos nós sabemos veio quebrar a nossa armadura, deixando-nos com poucas defesas e blá, blá, blá, pardais ao ninho... Já cá faltava esta conversa, mas não quero pegar por aí, quero sim opinar que a privacidade dos outros nos encanta. E aí meu amigo, é bem possível que agora neste exacto momento alguém de não sei de onde, esteja a achar não sei o quê, sobre este texto invariavelmente mal escrito uma autêntica estupidez, mas o facto é que vieste ao meu território e invadiste a minha privacidade. Giro não é?
Somos privados de privacidade, passo redundância, mas a questão é que esse bicho curioso já faz parte de nós, pelo menos falo por mim.

Agora abusem que eu digo-vos! (é a nossa private joke)

1 comentário:

Anónimo disse...

Privacidade vive no mesmo apartamento que a Liberdade, encontram-se todos os dias no corredor, saem para a rua e vivem com as mesmas pessoas e, no fim do dia voltam para casa.
Cada uma vai para o seu quarto, mas de fininho, pelo escuro da noite, cada uma espreita a outra, é fantástico não é....