16 setembro 2006

Irrefutável questão

Mas porque é que eu tenho um blog?
- Porque toda a gente tem um blog.
E porque é que toda a gente tem um blog?
- Porque é moda.
Porque é que pegou moda?
- Porque o Homem gosta de experimentar.
E porque é que o Homem gosta de experimetar?
- Apenas porque sente curiosidade, um factor da natureza humana.
Porquê curiosidade?
- Porque desde que nascemos que somos ensinados para isso.
Mas porquê?
- Porque SIM!

Não seria tão mais fácil viver se não houvessem os "Porquês". Não fossem os grandes pioneiros da filosofia, o Socrates e o Platão a contrapôr a lógica da vida humana. Quem é que se lembraria de no seu perfeito juízo dizer que "Só sei que nada sei"?
Estou a imaginar Socrates a ser interrogado antes de ser condenado à morte:
- És tu quem anda a praguejar contra os Deuses?
- Só sei que nada sei!
- Ès o maluco que anda a questionar a protecção que os nossos Deuses nos concedem?
- Só sei que nada sei!
- És tu que inferiorizas os nossos Deuses aos olhos do nosso povo?
- Só sei que nada sei!
- O que tu queres sei eu, pá!

Até eu matava o gajo! Já viram o que é ele contradizer uma acção humana realizada desde há milhares de anos atrás? Em que sempre se honrou os Deuses, quer em sacrífcios de pessoas e animais, quer em oferendas de comida, objectos, etc. E aparece um caramelo bem falante sabe-se lá de onde a perguntar porquê! A única coisa que o Homem pensava na altura era em rezar aos Deuses para ter boas colheitas, uma mulher melhor que a anterior e conquistar território às povoações vizinhas, tudo o resto era meramente acessório... Até Sócrates reflectir e refutar... puff fez-se a ciência.

E tu isto para nos atormentarem com acessórios, e porquê???
PORQUE SIM!

7 comentários:

Sleeping Angel® disse...

'Só sei que nada sei!!'
É ele e eu... eu sempre me questionei se esse a quem chamam de Deus existe mesmo... Daí o facto de eu ser Ateísta.

Demoiselle Retro disse...

"E porque é que toda a gente tem um blog?
- Porque é moda."
No way! a moda dos blogs já está datada, foi em 2000. Quem tem blog hoje e acha que está a seguir uma tendência parou uns 5 anos no tempo... e quem fazia blog por modismo em 2000, aderiu ao fotolog a seguir e por aí vai... Pra mim blog é uma versão actual do fanzine, antes era manual, fotocopiado, hj é eletrónico.

SinemaS disse...

Mas porquê???

Ivan Martins disse...

Quando li o teu post pensei logo em criticar (criticar é fácil meu caro) a tua afirmação de que quem tem blog, tem-no por uma questão de moda...mas houve quem e bem se tivesse antecipado. Uma pergunta, tens o teu blog porque é moda? Se sim a seguir vais ter o quê? Uma banda só para pores sons no myspace? Estou de acordo com o blog como fanzine electrónica, mas é algo mais, é um espaço onde podes debitar ideias, é um espaço onde podes opinar tal qual um Rebelo de Sousa ou um Sousa Tavares, é um espaço onde podes através da muita parvoíce que escreves (eu pelo menos faço-o) aperfeiçoar e exercitar a tua escrita (na tua área é muito importante), é um espaço onde podes dizer uma bacoradas e seres apoiado, criticado, corrigido, é um espaço onde podes ser tu a fazer a própria agenda de temas, onde te dás a conhecer melhor, entre outras coisas que agora não me apetece falar porque estou cheio de pressa para ir ver o Sporting (um dos meus temas favoritos...tu bem sabes)

Demoiselle Retro disse...

Sim, concordo em número, gênero e grau com o sr. Itcm. Incluo tb o uso como forma terapêutica, exteriorizar algumas neuras "anonimamente" é sempre bom pra quem não tem um analista de plantão.

SinemaS disse...

Está na hora de refutar... Bem como posso reparar pelas vossas opinões aqui se discute se ter é um blog é uma questão de moda. O que vos posso dizer é o seguinte, se pensarmos no caso como um ´produto de marketing e que como tal massificou-se de tal ordem que passou a ser utilizado por "todas as pessoas", pode-se dizer que atingiu uma moda. Ou seja, moda neste caso não tem haver com qualquer tipo de estado social mas sim com a proliferação da coisa, do passar de mão em mão... só isso.

Ivan Martins disse...

Olha é engraçado que a Demoiselle Retro, que abusivamente me trata por sr. (just kidding...podes tratar-me por Excelentíssimo Digníssimo e Magnanime Ivan), fale do blog como forma de exteriorizar neuras e como forma terapêutica porque, há uns tempos, achei que devia consultar um especialista na àrea da psico-terapia, porque precisava de um empurrão (anímico, entenda-se) e às tantas surge na conversa essa situação de por vezes, mesmo anonimamente, uma pessoa dar algumas "sentenças" e a psicologa logo disse que era um dos escapes aceitáveis para muito boa gente (fiquei mais descansado a partir desse dia)...já agora fiquei a saber que sou ao nível psiquico um tipo absolutamente normal (fiquei bem menos descansado...um bocadinho de loucura não faria nada mal).