29 setembro 2006

Enfim acabou-se...

Fui despedido... Por um lado até me sinto aliviado por não ter de aturar mais a puta, cabra insensível (e tantos outros nomes feios que possam imaginar) da minha patroa. Já estava farto de ser tratado como um escravo... e que para receber o ordenado era preciso ser arrancado a ferros... e de trabalhar sempre em cima do joelho devido ao mau planeamento... e de ter de aturar infantilidades, birras, futilidades e inexperiência... estava farto! Basta!

Ao menos fui embora em grande porque na noite anterior houve grande party no Bairro Alto e depois Jamaica no Cais de Sodré até às tantas... cheguei a casa eram 09.00 da matina... enfim...
Já tive a minha festa de despedida mesmo sem o saber!
Resta-me agora mandar curriculos...

25 setembro 2006

Trabalhar nem sempre é mau...

Que belo dia de trabalho tive eu hoje. Nada como levantar cedo para dizer "Bom dia" à minha patroa, para logo de seguida pôr-me a caminho do Cinema Quarteto para visionar o filme Para que no me Olvides. Como sabem temos que zelar pela qualidade das películas antes de as passar na Semana do Cinema Espanhol que começa já esta quarta-feira, não vá haver uma cópia com algum defeito e vira rebuliço com os super-herois do "Quarteto Fantástico".

Isto sim, é grande vida... a sala inteirinha à minha disposição para meu belo prazer e deleite.
Trabalhar assim é "Optimus"!

22 setembro 2006

It's all about fame


Alguém no seu perfeito juízo iria pensar que de um momento para o outro iria ficar famoso? Eis que o impossível se tornou possível, virei famoso sem me dar conta disso e isto tudo sem ter de mexer uma palha...

Alguém, por acaso, viu-me nos morangos com açucar? Não pois não? Eu também não! Será que quando estagiei na "Revolta dos Pastéis de Nata" como assistente de câmara fui visto por 3 segundos no último directo da 2ª edição do programa? Neste caso poderia ser possível mas foram mesmo só 3 segundos...

Talvez porque tenho um filme a concurso no DocLisboa... mas também acho improvável porque o festival só começa em Outubro. Ou será por trabalhar numa produtora de cinema??? Também não é o caso porque legalmente eu não existo.
Agora porque é que eu digo que estou a ficar famoso, pelo simples facto de andar a receber Curriculum Vitaes no meu email pessoal a pedir emprego na área! Ou por receber emails do género:

Olá,
Me mudo para Lisboa no ano que vem.
Quero fazer contatos... conhecer profissionais do ramo audiovisual etc etc etc
Um abraço

Ainda poderia suspeitar que este facto teria haver por ter o meu email escarrapachado neste blog, mas não é o caso pelo simples facto de estar receber estas mensagens noutro email, que só o uso para questões profissionais...

Qualquer dia vou a passar na rua e sou invadido por uma multidão de fâs a pedirem-me autografos... quiçá fazer como a Paris Hilton e oferecer 100 doláres a um mendigo porque os Papparazzi estão mesmo atrás. Mas pronto...

C'est la vie...

Ser portugues é isto!

Fico indignado quando todos os outros paises sao atacados por terroristas e aqui nem uma ameaça de bomba temos. Alias, se os terroristas quisessem realmente atacar-nos muito provavelmente iriam devastar Espanha partindo do principio que somos do mesmo pais... Muito provavelmente os maiores lideres das organizaçoes terroristas devem estar alojados em Lisboa, là para os lados do Martim Moniz.
Vejam là bem que nem um furacao de geito passa pelas nossas terras, ele é nomes de gajas nos outros paises e ele é cà Vinces e Gordons... Enquanto que as meninas do outro lado do oceano espalham o caos e a destruiçao, nos por cà temos um Gordon que se passou por aqui foi num "Flash" com o som dos Queen em pano de fundo.

16 setembro 2006

Irrefutável questão

Mas porque é que eu tenho um blog?
- Porque toda a gente tem um blog.
E porque é que toda a gente tem um blog?
- Porque é moda.
Porque é que pegou moda?
- Porque o Homem gosta de experimentar.
E porque é que o Homem gosta de experimetar?
- Apenas porque sente curiosidade, um factor da natureza humana.
Porquê curiosidade?
- Porque desde que nascemos que somos ensinados para isso.
Mas porquê?
- Porque SIM!

Não seria tão mais fácil viver se não houvessem os "Porquês". Não fossem os grandes pioneiros da filosofia, o Socrates e o Platão a contrapôr a lógica da vida humana. Quem é que se lembraria de no seu perfeito juízo dizer que "Só sei que nada sei"?
Estou a imaginar Socrates a ser interrogado antes de ser condenado à morte:
- És tu quem anda a praguejar contra os Deuses?
- Só sei que nada sei!
- Ès o maluco que anda a questionar a protecção que os nossos Deuses nos concedem?
- Só sei que nada sei!
- És tu que inferiorizas os nossos Deuses aos olhos do nosso povo?
- Só sei que nada sei!
- O que tu queres sei eu, pá!

Até eu matava o gajo! Já viram o que é ele contradizer uma acção humana realizada desde há milhares de anos atrás? Em que sempre se honrou os Deuses, quer em sacrífcios de pessoas e animais, quer em oferendas de comida, objectos, etc. E aparece um caramelo bem falante sabe-se lá de onde a perguntar porquê! A única coisa que o Homem pensava na altura era em rezar aos Deuses para ter boas colheitas, uma mulher melhor que a anterior e conquistar território às povoações vizinhas, tudo o resto era meramente acessório... Até Sócrates reflectir e refutar... puff fez-se a ciência.

E tu isto para nos atormentarem com acessórios, e porquê???
PORQUE SIM!

13 setembro 2006

Manual de sobrevivência - aprenda a partir de casa

O que fazer quando uma mulher fixa os olhos na sua pessoa?
1 - Fazer o mesmo até ver quem desiste primeiro.
2 -Tentar não olhar e fazer-se díficil. (missão impossível mas adiante)
3 -Desviar o olhar para outra mulher.
4 -Olhar para a mulher e sorrir.
5 - Não reagir e pensar alto: Ela está a olhar para mim, só pode ser para mim... Não acredito! E agora que é que eu faço???
6 - Olhar à campeão e mandar um piropo foleiro ou uma dica pseudo-intelectual, conforme o Q.I. de cada um.
7 - Voz da consciência: Esquece isto não é para ti, é muita areia para a tua camioneta.
8 - Soletrar os número do telémovel ou enviar um recado com o e-mail inscrito.
9 - Flectir os joelhos e dobrar o corpo sobre a barriga como se tivesse acabado de levar uma facada, isto de facto irá captar-lhe a atenção.
10 - Repetir estes 10 mandamentos até uma resultar, se nada disto for bem sucedido consulte um psiquiatra.

Quando me apetece ser mauzinho!

Até parece que nunca vos deu aquelas raivinhas de fazer alguém em fanicos? Ou serei eu um índividuo com um comportamento desviante que anda à margem da sociedade?
Nah! Acho que não sou mesmo o único... Desde que voltei de férias, aliás desde que comecei a trabalhar que ando com um pó sabe-se lá por quem e vá-se lá saber porquê. Ando naqueles dias que me apetece mandar uma certa e determinada pessoa ir comprar cigarros à mercearia para nunca mais voltar.
Ou melhor, falar com a minha família Siciliana para me fazer um favor. Como sabem os favores pagam-se caro mas era uma coisa que valia a pena o sacríficio. Por falar em sacríficio, era uma grande ideia se nas sociedades de hoje ainda o practicassem em honra aos deuses. Era uma daquelas honras...

12 setembro 2006

"Todos os matarros tem sorte!"

Esta é uma das frases que mais digo no dia-a-dia e porquê? Parece-me um pouco obvio mas adiante: hoje em dia usar t-shirts justas ao corpo, calças de ganga com aquelas super lavagens da moda que poëm o cu branco (tipo as das gajas), botas de pele de cobra, pulseirazinha de ouro com o seu nome inscrito e para finalizar um carro todo quitado é meio caminho andado para ter uma namorada podre de boa...

Serà que tem haver com a roupa? Serà que é do carro tunning que por dentro parece uma discoteca? Serà por dinheiro?
Näo encontro uma explicaçäo plausìvel para o facto... Mas o que é certo é que "todos os matarros têm sorte"!

11 setembro 2006

Três palavras para ti: Dá Cá Guita!

Epá! Não há coisa que mais me irrite que é não receber o ordenado na altura certa... Eu que até sou um iníciado no mundo do trabalho e ainda tenho pouca experiência no que diz respeito a dinheiro! Mas fogo já tá na altura de me pagar!!! Fiz-lhe um trabalho em Junho e prometeu-me pagar em Agosto... onde é que já vai o Agosto! Falei com a chefe a exigir o devido e que já estava em falta, e como grande ilusionista tira o trunfo da manga e ZÁÁÁSSSSSSS!

- Mas nós combinámos que te pagava em Setembro!
Por muito que eu dissesse o contrário não valia a pena, era ela que estava certa ou melhor era ela que sabia que não queria pagar.

Assim chegou Setembro... viste-o??? O dinheiro? Nem eu!
A semana passada disse que me pagva lá para o meio da semana e acham que a Xô dona abriu a bocarra para dizer o que quer que seja? Nem um piu...
Como já tava farto de exploração... porque já lá estou à 6 meses e ainda estou a receber o mesmo que recebia nos primeiros meses de estágio, ou seja, quase nada... E porque despediu uma colega minha de trabalho por pura teimosia e estupidez! Por isso levantei a cabeça e pedi-lhe um aumento! Ao qual ficou de pensar... como bem a conheço vai ficar a pensar para o resto da vida... responder, nem pensar!

Hoje estava decidido, já estamos na segunda semana de Setembro e o trabalho a tornar-se cada vez mais exigente, estava à espera do fim do dia para lhe perguntar: "Então dama isso vai ou não vai? É preciso ter de mandar-te a dica sócia? Ouve miúda tenho três palavras para ti: TÉ-LÉ-MÓVEL! A não ser que gostes de comida de hospital!..."

E como é pouco esperta toca de bater em retirada, ou seja, saiu no início da tarde para nunca mais voltar. Mas amanhã não me vou embora sem o meu dinheiro, porque parece não perceber que os outros têm uma vida a planear e contas a pagar. Amanhã não foges...
"Vá lá mexe-te e passa-me a guita, o carcanhol, as verdinhas, a nota, o pilim que o MC aqui não tem culpa que o teu Marido te tenha cortado as vazas... agora se me fazes passar por isto para ires ao Concerto dos Simply Red..." (prefiro nem falar nisso porque iria certamente partir para a violência)

09 setembro 2006

Get up and Go

É o nome de um comprimidinho que cura qual quer tipo de ressaca... cheira-me que muita boa gente vai necessitar dele amanhâ quando acordar.

E isto para dizer que não há coisa que eu não suporto é aturar as bebedeiras de outros!!!! Mais uma vez caí no erro de ir para Santa Cruz, valeu somente a pena para aperceber-me que o Verão acabou e que está na hora de voltar para as noites bem longe das praias...
A "silly season" foi-se...
Como já devem calcular o condutor é o que se lixa sempre... ou arranja uma boa companhia para passar a noite ou atura com bébados na volta a casa! Mas nem sempre é possível a primeira opção daí passar-me da cabeça sempre que levo com alcoolizados... Hoje por momentos achei que nos iriamos engalfinhar com uns ciganos e com uns GNR só porque um colega meu bebedíssimo achava que era "fixe"! Fico possesso com este tipo de cenas... Uma coisa é uma pessoa estar bêbada e dizer merda e ser chata mas ter o mínimo de consciência nos seus actos, outra coisa é não ter qualquer tipo de controle de si mesmo! E isto para ouvir amanhâ:"Eu fiz isso??? Não me lembro de nada!".

Raras são as vezes que me enfrasquei e que perdesse a consciência, posso dizer que pode ter acontecido em 23 anos umas 3 vezes, se tanto... A última foi em Espanha e foi uma cardina de tal ordem que tenho a noite um pouco fragmentada. Mas é de notar que poucas são as coisas que não me lembro, admito que tive algumas brancas mas de resto foi na boa... e não perdi o controlo de mim próprio pelo menos que eu me lembre... hehehe

08 setembro 2006

Estou farto de Santa Cruz!

Alguém me explica como é que é possível que nestes ultimos dias tenha havido uma vaga de calor brutal, que eu bem a senti por Lisboa, com temperaturas entre os 35 e os 40 graus e quando chegava a Santa Cruz estava sempre um tempo de merda!?!
É que saía de propósito do trabalho a correr para ir para Torres Vedras, quase que sufocava de calor nos autocarros manhosos da barraqueiro, que quando está calor não ligam o ar condicionado e quando está um frio de rachar é quando decidem ligá-lo. Chego a Torres um dia de Sol magnífico, nem vento, nem nuvens, nem nada de suspeito nos céus. Agarro no carro e assim que estou a chegar a Santa o céu fica nublado, com nevoeiro cerrado, com um ventinho de cortar a respiração e uma humidade tal que até faz doer os ossos... É de ficar passado com isto! Está visto que Santa Cruz é como a Venda do Pinheiro, têm em si um micro-clima. Assim se quiserem ir para a praia de Santa Cruz é preciso estar a trovejar em Torres Vedras...

A grande safa tem sido o Karatéball, um jogo recentemente criado por mim, que acaba por nos aquecer num instante e prontos para tomar uma banhoca no mar... mas aí surge outro problema! O a água do mar é a coisa mais fria que eu conheço, é de estalar os ossos, por vezes sinto-me um monte de carne embalada pronta para ir para o congelador. Só faltava colarem-me um rótulo na testa a dizer:

Carnes Martins
Bifinhos do Umbigo para fritar
66 kgs
1,76m

O Karatéball é um primo afastado do Volleyball de praia, as principais diferenças são: joga-se com uma bola bastante mais pequena (daquelas para os putos, com desenhos animados); pode-se jogar com duas ou mais pessoas; joga-se com tudo, só não vale arrancar olhos; pode-se utilizar golpes do dragonball, da Navegante da Lua, do Pokémon e tudo o mais que meta Manga e Japoneses ao barulho; sempre que se fizer um ataque ao oponente covém ler-lhe uma passagem da bíblia porque fica sempre bem.
Objectivo do jogo: encher-nos de areia, corrermos e saltarmos, armar barraca na praia e para aquecermos minimamente para ir ao banho.

Correu bem, que alívio...

A operação correu bem felizmente mas ainda conseguiu deixar-me bastante apreensivo quando a fui buscar após a operação... Estava toda sedada, não via nada à frente dos olhos, não conseguia mexer-se quase e não deixava ninguém tocar-lhe. Enfim... não devem estar a ver o filme! Supostamente o gato hoje nem se iria mexer, ia ficar o resto do dia a descansar dizia o médico... vê-se logo que não conhece a Micha, assim que chegamos a casa começou a querer à força levantar-se, toda pedrada, com um penso enorme na barriga e um funil na cabeça é claro que perdia as forças e caía literalmente para o lado... foi nessa altura que me deu um aperto no estomâgo porque não consigo assistir ao sofrimento dos bichanos.

Bem o que é certo é que a minha gata passada uma horinha já andava toda contente pela casa, um pouco desengonçada porque não se dá nada bem com o funil e acaba às cabeçadas às portas... pois é as portas! Não há nada que mais irrite a minha gata que é ver portas fechadas, tem de estar sempre tudo aberto para a madame poder andar à vontade. Tivemos que fechar o acesso que dá para os quartos... volta e meia lá se põe ela a dar cabeçadas com o funil na porta. Mas a coisa mais engraçada é que apesar do estado dela não se contentava com um cobertor no chão ou uma almofada no chão, ela não descansou enquanto não foi para os lugares que ela mais gosta de estar, neste caso era o sofá e a cadeira do computador na qual estou sentado neste momento.

Fico orgulhoso da minha gata por saber que tem uma personalidade, que é forte e que no fundo é ela mesma.

07 setembro 2006

De Vida ou de Morte


A minha "mais que tudo" está neste preciso momento a ser operada na extracção de enormes quistos ou tumores como mais preferirem na barriga.
Chama-se Micha, a princesa guerreira e tem sensivelmente 12 anos de idade, é arraçada de siamesa e tem um feitio desgraçado... mas no fundo é uma bolinha de pelo que eu adoro. Para vocês terem a noção é conhecida pelas redondezas por "inspectora de trabalho", o que quer dizer que já tivemos de despedir empregadas domésticas por não cumprirem as suas tarefas apanhadas em flagrante pelo saco de pulgas. Mas isto são outras histórias...



Desde há uns tempos para cá que vários quistos se têm vindo a desenvolver na barriga da Micha, estes foram tomando proporções enormíssimas e claro falámos imediatamente com um veterinário ao qual respondeu:"Se a operarmos ela dificilmente sobrevive muito mais tempo. É preferível não a operar e deixar os quistos em paz até ao dia de a termos de abater...", ouvir uma coisa destas é como levar uma facada no estomâgo mas não podiamos fazer nada senão esperar pelo pior...



Os quistos cresceram até ao tamanho de uma laranja e estavam feios que se fartam, mas quem é que tinha coragem de mandar matar a gata, a nossa GATA! A nossa companhia há já 12 anos... para mim écomo se tratasse de uma pessoa, de um familiar, de um amigo de infância...
Ontem chamamos outro veterinário para saber uma segunda opinião, afinal não podiamos simplesmente fechar os olhos e baixar os braços quando a nossa gatinha ainda corria pela casa, arranhava quando era preciso, ronronava com as festas e incrívelmente não se queixava muito das dores... O médico deu-nos esperança que era possível que a operação fosse bem sucedida, por isso tinha já marcada operação para esta sexta-feira.



Mas afinal porque é que ela está a ser operada hoje, agora neste momento? Porque parecia que estávamos a adivinhar... ontem à noite quando já me preparava para sair à noite um dos quistos rebentou... como podem adivinhar gerou-se o pânico aqui por casa, andávamos todos de um lado para o outro nervosos e a gata a abanicar o rabo como se nada fosse, acho que até estava bastante mais aliviada porque ter uma bola de ténis na barriga não é para todos, nem mesmo para quem fica grávida de gémeos... É claro que tivemos de a levar imediatamente para o veterinário.

Ainda me ri com a desgraça, como sabem os veterinários estão habituados a lidar com todo o tipo de animais, incluindo feras, o médico bem tentou segurá-la mas safou-se de boa de umas belas dentadas e arranhões. Apesar da idade e de estar com um ferimento gravíssimo a minha gata ainda estava pronta para as curvas... hehehe. Nem eu me safei de levar uma dentada na mão! E enquanto os outros animais que lá estavam internados estávam em salas comuns em jaulas espaçosas a minha "mais que tudo" teve de ficar numa sala à parte e numa jaula chamada de "jaula de contenção"...

E pronto... estou ansioso por voltar a ver a minha gata sã e salva...

06 setembro 2006

A partir de agora podem-me tratar por Dr.

Finalmente posso dizer que sou licenciado e pós-graduado nas artes cinematográficas! Acabaram-se os estudos de momento (ou talvez não!) para dar início a uma nova fase... Mas o que vos posso dizer sobre isto? Por um lado é um peso que nos sai dos ombros é um alívio pensar que já só falta receber os diplomas e que finalmente chegou ao fim, mas por outro é sentir a falta de dos nossos colegas, dos trabalhos que os professores tanto exigiam, dos jantares de turma, das manhãs e tardes bem passadas durante as aulas em que a única coisa que tinhas de fazer era ingerir matéria e beber imperiais na esplanada da faculdade... mas pronto... isto é ser um Dr. e não pensem que estou a falar de Doutor que para isso era preciso fazer doutoramento... talvez um dia, quem sabe?
Mas fico frustrado só de pensar que se o tratado de Bolonha tivesse vindo mais cedo nesta altura seria nada mais, nada menos que Mestre... são coisas da vida.

Sombras do Passado no DocLisboa

Esta foi uma notícia inesperada... Ninguém está realmente à espera que um dos seus trabalhos de final de curso seja seleccionado para um dos festivais mais prestigiados a nível nacional. Sabendo que o mesmo estará a competir com os melhores profissionais da área do documentário e isto a nível nacional e internacional.
Sombras do Passado é uma longa-metragem de documentário realizada por Manuel Fernandes, um grande amigo meu. Aliás, quase que se tratou de uma co-realização entre mim e ele. Assim, os meus cargos foram o de Director de Fotografia, Operador de Camara e de Montagem.
Trata-se portanto de um filme rodado nas Minas de São Domingos no Alentejo.
Outros pormenores ficarão para mais tarde porque nem eu os sei de momento.

RoadTrip - Diário de bordo, parte I

Dia 22 de Agosto

Como sempre só me lembrei de fazer as malas na noite anterior à partida e como não podia deixar de ser só a partir das 3.00 da manhã é que me lancei ao trabalho. Ainda tive a tentar limpar o carro minimamente, pois este apenas é lavado quando chove. Assim, como já devem ter percebido as horas seguintes foram um desatino, ou seja, andava eu com uma listinha na mão, tal como fazemos quando vamos às compras ao supermercado, com a única diferença de não andar de carrinho de um lado para o outro, mas o
príncipio é o mesmo: porque raio é que nunca encontramos as coisas quando mais precisamos delas e quando temos de nos despachar? É claro que aqui o menino andou a noite toda meio sonâmbulo de um lado para o outro sem encontrar rigorosamente nada.

Quando dei por mim eram 7.00 da madrugada, exactamente a hora que todos tinhamos combinado zarpar de Torres Vedras. E lá andava eu de lista na mão desejoso que alguém acordasse para me ajudar... Entretanto o meu irmão acordou e nada! Nem uma lanternazinha, nem saquito cama, nem um carregador de pilhas para a máquina, nada... Humpf... Enfim lá encontrei algumas coisas e caguei para outras...

Quando já tava practicamente pronto para sair
já eram 8.30, nada de preocupante porque os outros também se atrasaram um pouco mas é aí que a porca torce o rabo, o meu irmão tinha perdido a boleia para o emprego e claro... não queria que ele fosse despedido no segundo dia de trabalho...

Já depois de termos enfiado as tralhas no carro, que sinceramente até me surpreendeu o facto de tudo aquilo caber no meu pobre carrito... É de notar que não podiamos abrir algumas portas, não fosse saltar tudo fora e que se fossemos mais de três pessoas acho que só teriam espaço se comprassemos um atrelado e mesmo assim...

Com isto tudo só saimos de Torres eram 10.00, porque ainda tivemos de comprar umas coisas e tomar o pequeno-almoço...

E assim se iniciou a viagem...

04 setembro 2006

Quando o Verão acaba...

É realmente muito triste quando se deixa para trás as praias da Costa Alentejana, os amigos do Algarve, a perdição nocturna de Punta Humbria, o mundo estranho de Gibraltar e as praias de sonho, as noitadas de sonho, o campismo de sonho, as bebedeiras de sonho, a vila de sonho, as mulheres de sonho de Tarifa.
Ou seja uma viagem de sonho... E tudo acabou num "flash", porque hoje já é Setembro e agonia-me pensar que amanhã já é dia de pensar na vida, no futuro e trabalhar... E saber que o Sol vai morrendo cada vez mais cedo e que deixará não tarda de haver calções, t-shirts, bikinis e mini-saias... faz-me doer o coração... E lá se foi mais um Verão.
Resta-me ir dormir e voltar a sonhar o "sonho de uma noite de verão".