05 julho 2006

Egos ou Eguinhos?

Hoje em dia estar num café e conseguir conversar com os amigos é uma tarefa bastante complicada, porque nunca sabemos se estamos a falar verdadeiramente com a pessoa ou realmente com o seu ego. Trata-se portanto de uma questão de ego. Numa altura que assistimos à chamada geração "morangos com açucar" a desenvolver-se rapidamente pelas camadas jovens, trazendo por cá como quem dá cá uma palha putos de cabelos espetados e miudas armadas em rebeldes, produzindo-se e cultivando-se imagéticamente. Talvez por isso seja uma tarefa árdua distinguir uma conversa entre uma pessoa e o seu ego. Porque nesta geração tudo o que tu fazes e dizes contribui para a tua imagem.

Mas serão egos ou eguinhos?
Não há nada de mal em ter o ego em alta, por vezes isso pode significar que tens uma boa autoconfiança e que acreditas plenamente nas tuas capacidades, desde claro, que não seja em demasia, porque falta de modestia, arrogância, narcisismo crónico já nós estamos fartos de aturar. Mas e os eguinhos? Estes são aqueles que se deixam domesticar pelos egos dos outros, que se deixam levar por batuta e meia por aqueles que têm egos em estado de ejaculação precoce. Deixam-se influenciar pelos que lhe rodeiam e seguem-nos como carneirinhos amestrados, ficando eternamente a ver de fora os outros a jogar e permanecendo sem qualquer tipo de posiçäo dentro do grupo. São pessoas que se acham inferiores aos outros e que desejam ser iguais a esses mesmos, roendo-se de ciúmes e de inveja. Lidar com os egos dos outros é sempre complicado, especialmente se nem com o nosso sabemos lidar!

8 comentários:

Anónimo disse...

Estamos cá com uma "profundidade" nas nossas conversas que vai lá vai. O senhor dos "não-se-quantos-milimetros" está a dar uma de cientista social que até começo a ter receio de algum dia vir a sentar-me numa mesa de café consigo. Bjs

SinemaS disse...

Mas algum dia pensaste em sentar-te numa mesa de cafè comigo? Talvez o meu ego ande a falar por mim ultimamente mas por acaso essa do cientista social nunca me tinha passado pela cabeça!

Anónimo disse...

ora bem,

se bem que deva aplaudir a eloquência com que pôs a debate uma problemática, cada vez preemente, nas nossas camadas mais jovens.... que não sabem bem o que querem, o que são, que portanto não sabem construir uma personalidade própria, cumpre-me no entanto a árdua tarefa de corrigir uma pequena expressão que utilizou.

Ora bem.... diz no seu post que " estes são aqueles que (...) se deixam levar por batuta e meia".... realmente, em termos de sonoridade, a expressão correcta e esta parecem o mesmo.... no entanto, esta expressão deveria ser " estes são aqueles que (...) se deixam levar por UMA TRUTA E MEIA".... coitada da truta que já nem de moeda de troca serve....

bom que lhe sirva de lição.... mais uma destas, e passarei a ser o seu terror linguístico.... AH! AH! AH! AH!

um abraço e um beijinho!
Nota: os carneirinhos amestrados, serão alvo de próximos comentários

SinemaS disse...

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o seu comentàrio.

Resta-me, portanto, esperar que se torne no meu terror linguìstico para que eu possa aprender qualquer coisa e para que deixe de ser levado por uma truta e meia! Muito provavelmente serà uma tarefa àrdua como acima referiu.

cumprimentos

SinemaS disse...

Era bom que os anonimos tentem ao menos distinguir-se uns dos outros porque senäo näo sei se estou a responder a um outro ou ao mesmo. Se quiserem permanecer anonimos isso è convosco mas podem inventar uns nomezinhos falsos ou identificarem-se por exemplo como Anonimo1, Anonimo2, etc.


A gerencia agradece

Anónimo disse...

ora bem.... tá visto, não há de todo margem para dúvidas... mesmo depois de ter sido provocado, não conseguiu aperceber-se que eu o tinha enganado... eh eh eh

Agora a sério (sem provocações) a expressão certa é "por TUTA E MEIA"

Cumprimentos,
anónimo 1

SinemaS disse...

Pois bem...Fui enganado e rendo-me!
Para a próxima acredite será bem mais díficil enganar-me.

Outra coisa, a Vingança será Terrível!!! Sim, sou vingativo, quer dizer só um bocadinho! Que eu até sou simpático ao contrário de certos e determinados anónimos!

Mas também lhe digo que não sou o único a cair no mesmo erro tal como se pode ler no livro Os dias da vergonha de Reis Ventura: "(...)também há oportunistas(...) que compram por truta e meia, para ir vender(...)." Posso assim apelar em minha defesa que é normal ter sido enganado pois esta expressão é utilizada por engano nas mais diversas formas e feitios.

Cumprimentos anónimo/a nº1

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.