04 julho 2006

Hollywood a nossa "JokeBox"

Os filmes que todos nós adoramos, por incrivel que pareça, são sem duvida alguma os norte-americanos, mais precisamente os de Hollywood. E isto não se deve ao facto de se tratarem os melhores filmes, mas sim por serem mesmo os piores. Mas claro está que para nós gostarmos deles é porque hollywood soube explorar as necessidades dos espectadores, criando por exemplo o chamado "star system", uma forma massiça e industrial de fabricar idolos, estrelas e fama. Como vocês próprios já se aperceberam, a cerimónia dos Oscares não é mais do que propaganda, onde todos nós vemos desfilar as nossas estrelas num tapete vermelho. Mas tudo isto é normal, e o que acontece em Hollywood acontece do mesmo modo em Bollywood, neste último os actores são definidos como deuses, pois estes além de terem de ser bons actores têm de saber dançar, cantar, etc.

Mas o mais engraçado disto é que nós adoramos esta propaganda e apesar de vermos sempre os mesmos filmes deixamo-nos levar porque gostamos e adoramos estes filmes. Remakes, Sequelas sem fim, Director's Cut, o mesmo filme repetido vezes sem conta mas agora a cores ou com efeitos especiais e que a única coisa que muda são os actores e a equipa técnica. E as historias são sempre as mesmas, todas elas inspiradas nas tragédias gregas, por isso calculem lá à quantas centenas de anos já não aturamos estas mesmas novelas. Mas é disto que nós gostamos e adoramos. A nossa "JokeBox" que nunca pára de contar a mesma piada e que nós lhe achamos sempre graça. É por isso que eu gosto de cinema, adoro, porque quer seja um filme indiano, americano de serieB, um classico musical de Natal já com a fita estragada, um português que lhe custa a mudar de plano, um "nouvelle vague" pseudo-intelectual, um hollywoodesco remake, um russo apropagantado, e tantos outros mais... eu adoro!

4 comentários:

Anónimo disse...

Blá,blá,blá...importa-se de resumir o seu post...doi-me a cabeça e não estou com paciência para ler isso tudo.

SinemaS disse...

Basta leres o ultimo paragrafo se te serve de consolo!

Anónimo disse...

Partindo do princípio que o último parágrafo começa no "Mas o mais engraçado..." quase que me ias enganado e quase que me obrigavas a ler metade do teu post.

SinemaS disse...

Foi por pouco... hehehe